Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 09-09-2011

Astrônomos descobrem planeta que ainda não pode ser visto da Terra
Kepler-19c foi encontrado pela influência que tem na órbita de um vizinho. Netuno foi descoberto com uma lógica parecida no século 19.
Astrônomos descobrem planeta que ainda não pode ser visto da Terra
Foto: www.g1.com

Astrônomos divulgaram a descoberta de mais um planeta distante, feita com dados obtidos pela sonda Kepler. Até aí, nenhuma surpresa, já que essa é a missão do observatório espacial da Nasa. A particularidade desse planeta, batizado de Kepler-19c, é que ele ainda não pôde ser visto.

O planeta foi encontrado porque seu vizinho, o planeta Kepler-19b, apresenta uma órbita irregular. Girando em torno da estrela Kepler-19, ele não se movia na velocidade prevista pelos cientistas; ora ia mais rápido, ora mais devagar. A única explicação para a translação incomum é a presença de um outro planeta a reboque, ainda que ele não possa ser visto. Esse sistema solar fica a cerca de 650 anos-luz do nosso.

"Esse planeta invisível se fez aparecer por sua influência sobre o planeta que conseguimos ver", disse Sarah Ballard, do Centro Harvard-Smithsoniano de Astrofísica, nos EUA, que liderou a pesquisa. "É como se alguém estivesse fazendo uma pegadinha tocando a sua campainha e fugindo. Você sabe que alguém esteve ali, ainda que não o veja quando sair", comparou.

"Esse método é uma grande promessa para encontrar planetas que não seriam encontrados de outra maneira", acrescentou David Charbonneau, astrônomo de Harvard que também participou do estudo.

A descoberta de Netuno, ainda no século 19, foi feita com uma técnica parecida. A órbita de Urano saiu do trajeto previsto, e os astrônomos passaram a procurar por outro planeta nas proximidades. A partir daí, encontraram com telescópios o planeta mais distante do Sol em nosso Sistema Solar.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir