Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-09-2011

Ataques do Talibã matam um e ferem ao menos 8 na capital do Afeganistão
Militantes miram a Embaixada dos EUA e sede da Otan em Cabul. Ações também acontecem na região oeste da cidade.
Ataques do Talibã matam um e ferem ao menos 8 na capital do Afeganistão
Foto: www.g1.com

Ataques reivindicados pelo movimento fundamentalista Talibã deixaram ao menos um morto e oito feridos em duas regiões de Cabul, capital do Afeganistão, nesta terça-feira (13).

As ações começaram de manhã, no distrito de Wazir Akbar Kha, a região das embaixadas, no centro da cidade. A Embaixada dos Estados Unidos e o QG da Otan estão entre os alvos.

O ataque é feito por ao menos cinco militantes armados, e há quatro civis feridos, segundo as autoridades locais. Autoridades da embaixada dos EUA afirmaram que o pessoal diplomático não se feriu. Os civis foram levados a dois hospitais.

Os talibãs tomaram controle e assumiram posição em um edifício em construção perto de uma base do Exército afegão, segundo uma testemunha. A partir dali, eles lançaram os ataques.

"Executamos um grande ataque suicida contra os serviços de inteligência estrangeiros e afegãos", escreveu Zabiullah Mujahid, porta-voz dos talibãs, em um SMS enviado à France Presse pouco depois das primeiras explosões.

Um foguete atingiu um ônibus escolar, mas aparentemente o veículo estava vazio no momento do impacto.

Dois helicópteros da Otan circularam o prédio na praça central de Abdul Haq que foi tomado pelos combatentes. O Talibã disse que o grupo estava armado com granadas propulsionadas por foguetes, coletes-suicida e rifles.

A ação prosseguia, segundo as autoridades locais.

Região oeste
Na região oeste, horas depois, um suicida matou um policial e feriu outros dois antes de se explodir. Outro homem-bomba feriu dois civis, segundo a polícia.

O Talibã lidera uma sangrenta insurgência no Afeganistão, invadido após os atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA. O movimento é aliado da rede terrorista da al-Qaeda, autora assumida dos atentados.

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) lidera uma coalizão de cerca de 140 mil soldados estrangeiros no país.

A incursão foi o segundo grande ataque do Talibã na cidade em menos de um mês, depois que homens-bomba atingiram a sede do Conselho Britânico em meados de agosto, matando nove.

Transição
O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, disse que os ataques desta terça são uma tentativa de "minar" os planos de entregar às forças afegãs a responsabilidade sobre a segurança no país. Mas ele afirmou acreditar que a tentativa não será bem sucedida.

"Estamos acompanhando os acontecimentos de perto. Temos confiança nas habilidade de as autoridades afegãs lidarem com a situação", disse em Bruxelas.

"Estamos testemunhando que o Talibã tenta testar a transição, mas eles não podem pará-la. A transição está no caminho certo e vai continuar", completou.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir