Categoria Economia  Noticia Atualizada em 13-09-2011

Itália paga juro recorde em emissão a 5 anos
País suportou juro médio de 5,6% acima dos 4,93% anteriores
Itália paga juro recorde em emissão a 5 anos
Foto: www.agenciafinanceira.iol.pt

A Itália vendeu esta terça-feira 3,9 mil milhões de euros em obrigações de dívida com uma maturidade inovadora de cinco anos, tendo sido obrigada a suportar um juro médio de 5,6 por cento, acima dos 4,93% anteriores.

O país viu-se confrontado, para além do aumento dos juros (na última operação com títulos de maturidade semelhante em 14 de Julho a Itália conseguiu uma yield de 4,93), com uma relativa quebra de interesse do mercado. A procura esteve nas 1,28 vezes a oferta, quando no último leilão foi de 1,93 vezes. O Tesouro italiano tinha como objectivo vender até um máximo de 4 mil milhões de euros.

O spread da dívida italiana a 10 anos em relação às «bunds» alemãs com maturidade semelhante aumentou 23 pontos base para os 405 pontos no leilão desta terça-feira, o nível mais elevado desde que o Banco Central Europeu começou a comprar dívida pública no passado dia 8 de agosto. O «spread» dos títulos a dois anos subiram 28 pontos base para os 435 pontos.

Leilão surge no meio do pânico

Num leilão segunda-feira de obrigações a um ano, os investidores cobraram a Itália 4,153%, quando há um mês o juro das obrigações com esta maturidade estava nos 2,959%.

Mais uma vez, hoje a meio da sessão o BCE fez saber que iria comprar dívida pública italiana, um anúncio que teve também como objectivo dar um sinal aos mercados e controlar a subida dos juros.

«É pouca sorte que tenhamos que fazer este leilão quando o mercado está em pânico», afirmou à Bloomberg Fabrizio Fiorini, responsável na Aletti Gestiele em Milão. «Os custos da dívida deverão permanecer em patamares elevados. A subida das yields italianas é uma manifestação da falta de confiança do mercado na capacidade dos líderes europeus resolverem o problema» da dívida soberana, considerou.

Dívida pública supera 1,9 biliões de euros

A Itália tem uma dívida pública total de 1,9 biliões de euros, mais do que as dívidas combinadas de Espanha, Grécia, Irlanda e Portugal, o que deixa o país numa situação particularmente vulnerável para refinanciar dívida em final de maturidade na actual conjuntura de desconfiança dos mercados.

As autoridades italianas têm estado com conversações com Pequim, no sentido de atraírem os investimentos chineses na terceira maior economia da zona euros, de acordo com uma fonte do governo italiano não identificada em declarações à Bloomberg. A compra de dívida italiana não terá estado, porém, no centro das conversações que decorreram nas últimas semanas, acrescentou a mesma fonte.

Também o Financial Times dá conta do interesse italiano em vender a Pequim dívida pública, assim como participações qualificadas em várias empresas estratégicas. O ministro italiano das Finanças, Giulio Tremonti, recebeu este mês em Roma alguns responsáveis do Governo chinês, confirmou hoje à Bloomberg fonte oficial.

Fonte: www.agenciafinanceira.iol.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir