Categoria Economia  Noticia Atualizada em 13-09-2011

Itália emite dívida a juros recorde
A Itália colocou hoje quase 6,5 mil milhões de euros em títulos de dívida, mas teve de pagar a taxa de juro mais alta desde a entrada na zona euro.
Itália emite dívida a juros recorde
Foto: economia.publico.pt

Com os mercados em polvorosa perante a possibilidade de falência da Grécia, a Itália foi ao mercado para vender dívida, mas teve de pagar um preço elevado.

O Tesouro emitiu 3,86 mil milhões de euros em obrigações a cinco anos, com as taxas de juro a atingir os 5,6%, o valor mais alto desde a entrada do país do euro. No último leilão semelhante, a taxa de juro tinha sido de 4,93%.

Além disso, o Estado emitiu mais três lotes de dívida: 668 milhões de euros em títulos a sete anos (com juros de 5,59%), 740 milhões em obrigações que vencem em Fevereiro de 2020 (5,49%) e 1,192 mil milhões de euros que têm maturidade em Setembro de 2020 (5,47%). Em qualquer um dos casos, houve um aumento na ordem de um ponto percentual face à última emissão comparável.

A Itália tem visto os custos da sua dívida escalarem no mercado secundário e só a ajuda do Banco Central Europeu (BCE) – que tem comprado títulos italianos e espanhóis no mercado – tem travado subidas maiores.

Hoje, um porta-voz do Tesouro italiano veio confirmar que o ministro da Economia do país, Giulio Tremonti, esteve recentemente reunido com autoridades chinesas. De acordo com a notícia avançada ontem pelo Financial Times, o Executivo de Silvio Berlusconi terá pedido a Pequim para comprar dívida pública italiana, de modo a ajudar a restaurar a confiança dos mercados na terceira maior economia da zona euro.

Fonte: economia.publico.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir