Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-09-2011

Gato fluorescente testa tratamento anti HIV
O objetivo final é criar gatos naturalmente imunes ao vírus da AIDS em felinos; para rastrear a ação, eles inseriram também genes que dão um brilho verde aos animais
Gato fluorescente testa tratamento anti HIV
Foto: exame.abril.com.br

São Paulo- Gatos fluorescentes estão sendo usados nos Estados Unidos para testar formas de tratar a Aids em humanos.

Pesquisadores da Mayo Clinic desenvolveram uma técnica para modificar o genoma dos gatos, inserindo um fator que ataca e desabilita o vírus. O objetivo final é criar gatos naturalmente imunes ao vírus da AIDS em felinos.

Para rastrear a ação desse gene, eles inseriram também genes que dão um brilho verde aos animais.

A modificação, publicada na Nature Methods, foi a primeira tentativa bem sucedida de tal técnica em um carnívoro. Agora, os pesquisadores irão aprofundar os testes para ver quão eficiente ela é.

Gatos verdes

O vírus da imunodeficiência felina (FIV) causa a Aids em gatos da mesma forma que o HIV em humanos: afetando as células-T, que combatem infecções. Nos dois casos, as proteínas que potencialmente defenderiam o corpo das invasões de vírus não funcionam contra o FIV ou o HIV.

Por isso, os cientistas da Mayo decidiram colocar versões eficientes das proteínas, vindas de macacos, no genoma do gato. Os macacos rhesus possuem um fator de restrição TRIMCyp que bloqueia o FIV, atacando e desabilitando a camada externa do vírus enquanto tenta invadir a célula.

Esse ataque funcionou bem "in vitro", em uma cultura de células, mas era preciso testar em seres vivos.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir