Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-09-2011

Balanço da Copa aponta que Brasília não começou obras de mobilidade
As coisas no DF caminham a passos largos, diz chefe de gabinete de Agnelo. Projeto do VLT deve ser licitado até o final de setembro, segundo Monteiro.
Balanço da Copa aponta que Brasília não começou obras de mobilidade
Foto: www.g1.com

O governo divulgou nesta quarta-feira (14), no Palácio do Itamaraty, o balanço das ações para a Copa do Mundo de 2014. O documento mostrou que, das 12 cidades-sede, sete ainda não deram início as obras de mobilidade urbana voltadas para a competição. Brasília está entre as cidades que ainda não começaram estas obras.

De acordo com o governo, o investimento em mobilidade urbana nas sete cidades em que as obras ainda não começaram é de R$ 7,159,7 bilhões.

O secretário executivo do Comitê Organizador Brasília 2014 e chefe de gabinete do governador Agnelo Queiroz, Cláudio Monteiro, participou do encontro e afirmou que "as coisas no DF caminham a passos largos, sem nenhum contratempo com relação à mobilidade nem para o estádio".

Monteiro afirmou ainda que o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deve ser licitado até o final deste mês. O início da obra está previsto para 31 de dezembro, com término em dezembro de 2013. "Para mobilidade, além do primeiro trecho do VLT, teremos também o Veículo Leve sobre Pneus (VLP) cortando os eixos até a chegada do Plano Piloto. Esperamos que na sexta-feira (16) possamos ter a liberação da obra na DF-047", afirmou.

De acordo com o secretário executivo do comitê, 38% das obras do Estádio Nacional de Brasília estão prontas. "Já estamos fechando o anel da primeira arquibancada. A obra está em pleno vapor. Temos três mil operários em turno normal e o governador determinou um terceiro turno noturno, com 1,5 mil operários", disse.

Durante programa de rádio nesta terça-feira (13), o governador Agnelo Queiroz disse que Brasília ainda não está preparada para receber milhares de turistas e torcedores. "Ainda não totalmente, mas vai estar. Vamos preparar a nossa cidade para receber pouco mais de 200 mil turistas. Nós vamos fazer grandes investimentos na área de transporte. Quando chegar a Copa, o sistema de transporte do Distrito Federal será outro", afirmou.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir