Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-09-2011

Estações Luz e República começam a funcionar
Novas paradas da Linha 4-Amarela irão operar das 10h às 15h. Metrô diz que não haverá superlotação
Estações Luz e República começam a funcionar
Foto: www.band.com.br

Com cinco anos de atraso, os passageiros do metrô passam a contar, a partir de hoje, com duas novas estações na Linha 4-Amarela: República e Luz. Elas vão funcionar das 10h às 15h, incluindo feriados.

Embora não haja data prevista, o horário de funcionamento será ampliado para das 4h40 à meia-noite nas próximas semanas.

Quando isso ocorrer, o movimento diário na estação República passará de 63 mil para 100 mil. Na Luz, aumentará de 126 mil para 132 mil. Apesar do crescimento, o presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, acredita que o sistema não ficará superlotado.

Atualmente, a Linha-4 transporta 200 mil passageiros por dia. Com as novas paradas, o número deve subir, em 2012, para 700 mil. "A estimativa é manter o padrão de seis pessoas por metro quadrado, o que garante uma viagem confortável", disse em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Avelleda explicou ainda que as novas estações irão reduzir o tempo de viagem e redistribuirão os passageiros pelo sistema. "Quem vem de Itaquera, por exemplo, e vai para a avenida Paulista não precisará mais ir à estação Sé, da Linha 3-Vermelha, fazer baldeação para a Linha 1-Azul para acessar a Linha Verde. Ela agora descerá na República e, em três minutos, chegará ao seu destino."

Com a abertura das duas novas estações, o Metrô concluiu a primeira fase de construção desse ramal. Na segunda etapa, prevista para ficar pronta em 2013/2014, serão feitas as estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

Linha 20-Rosa

O presidente do Metrô afirmou ainda que a Prefeitura de São Paulo pretende investir cerca de R$ 1 bilhão, que serão arrecadados na Operação Urbana Faria Lima, na construção de uma nova linha na região dos Jardins. "Temos estudos, mas tudo está em uma fase embrionária", disse.

Procurada na noite de ontem, a prefeitura informou que ainda avalia como irá destinar os recursos da operação urbana.

Fonte: www.band.com.br
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir