Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-09-2011

Terremoto de 6,2 graus sacode centro e norte do Japão, mas não causa tsunami
O tremor ocorreu a 10 km de profundidade, com epicentro no leito marinho em frente à costa da província oriental de Ibaraki
Terremoto de 6,2 graus sacode centro e norte do Japão, mas não causa tsunami
Foto: exame.abril.com.br

Tóquio - Um terremoto de 6,2 graus na escala Richter sacudiu nesta quinta-feira zonas do centro e do norte do Japão, sem que tenha motivado um alerta de tsunami ou reportes sobre danos, segundo a televisão pública NHK.

O tremor aconteceu às 17h locais (5h de Brasília) e foi sentido em várias zonas das regiões de Kanto (que inclui Tóquio) e Tohoku, esta última atingida em março pelo devastador terremoto e o posterior tsunami que causaram 20 mil vítimas, entre mortos e desaparecidos.

Segundo a NHK, o epicentro se localizou no leito marinho em frente à costa da província oriental de Ibaraki e a dez quilômetros de profundidade.

Na escala japonesa fechada de 7, o sismo chegou a 4 graus na província de Ibaraki e a 3 em algumas zonas de Tohoku, incluindo vários bairros da área metropolitana de Tóquio.

Desde o forte terremoto de 9 graus em 11 de março, o Japão registrou mais de 660 réplicas com intensidade superior a 5 graus na escala Richter.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir