Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-09-2011

Novas estações da Linha 4 terão horário estendido
Segundo Alckmin, em breve funcionamento será entre 4h40 e 0h. Luz e República foram inauguradas com operação entre 10h e 15h.
Novas estações da Linha 4 terão horário estendido
Foto: g1

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse na manhã desta quinta-feira (15) que as estações República e Luz da Linha 4-Amarela do Metrô da capital paulista, inauguradas nesta manhã, deverão ser colocadas em horário estendido até o fim do mês. Por enquanto, os passageiros só poderão utilizá-las entre 10h e 15h.

A expectativa, no entanto, é que elas possam funcionar entre 4h40 e 0h em data a ser definida antes do dia 30 de setembro.

Na República, é possível fazer a integração com a Linha 3-Vermelha do Metrô. Na Luz, há acesso para a Linha 1-Azul do Metrô e as linhas 7, 10 e 11 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

"Nós hoje transportamos 215 mil passageiros por dia na Linha 4. Deveremos chegar ao fim do ano com mais de meio milhão e no ano que vem com 700 mil passageiros", afirmou Alckmin. Segundo o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o aumento do horário de funcionamento poderá ser feito de maneira gradual, chegando ao horário de 4h40 a 0h no máximo em 30 de setembro.

A abertura das estações para o público ocorreu por volta das 10h30, após cerimônia oficial do governo. O governador fez o percurso de trem entre a Luz e a República, que dura cerca de dois minutos. Ele ressaltou o impacto que as estações terão no restante do sistema do transporte público de São Paulo. "Essas duas estações vão aliviar a Sé. A vantagem de você fazer novas estações e integrar mais o sistema é que ele fica mais equilibrado. Você dá outras opções. A Estação Sé vai ser aliviada em 20% com a Luz e a República. Não só a Sé, a Paraíso também", afirmou.

"Quem vem da Zona Leste e quiser ir para a Paulista, não vai descer mais na Sé para ir até o Paraíso para pegar a Paulista. Já vem para cá [República]", disse o secretário Fernandes. "Todo o eixo da Rebouças está melhorando o trânsito. Só de passageiros de ônibus 25 mil por dia já se transferiram para o Metrô. Está aliviando a superfície. Obviamente eu gostaria que estivesse passando mais passageiro de carro para o Metrô do que de ônibus."

De acordo com o governo, com a inauguração São Paulo registra 73,6 km de Metrô e 64 estações. Ainda na Linha 4, estão previstas para 2014 outras cinco estações – Mackenzie-Higienópolis, Fradique Coutinho, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. O governo também estuda a expansão para Taboão da Serra, na Grande São Paulo, que deve ganhar duas estações.

"Na extensão até Taboão da Serra, há, sim, a possibilidade de ser uma extensão da PPP (Parceria Público-Privada). O que nós estamos fazendo agora é o funcional para saber realmente qual o traçado dela, como ela vai chegar a Taboão da Serra e quantas estações nós vamos fazer. A previsão é de no mínimo duas", afirmou o secretário Fernandes.

Enquanto novas estações não são inauguradas, o governo pretende investir para melhorar a situação das atuais, já saturadas. "As estações das linhas 1, 2, 3 nós estamos investindo recursos importantíssimos em segurança e tecnologia. De tal maneira que nós vamos diminuir o intervalo entre os trens, colocando mais trens. Com a mesma linha, aumenta a capacidade", afirmou o governador.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir