Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-09-2011

SP: com novas estações do Metrô
Alckmin, Kassab e outras autoridades cortam fita simbólica na inauguração da estação Luz do Metrô
SP: com novas estações do Metrô
Foto: noticias.terra.com.br

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, inaugurou na manhã desta quinta-feira as estações Luz e República da Linha 4 - Amarela do Metrô da capital paulista. Presente ao evento, o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, projetou que o novo trecho reduzirá em até 20% a procura de passageiros por transferência na Estação da Sé. "Quem vem da zona leste não precisa mais descer na Sé. Pode vir até a Luz", disse o secretário.

O secretário afirmou ainda que o governo não pode aumentar a tarifa de Metrô antes de fevereiro de 2012, quando a maioria das tarifas é reajustada. De acordo com Fernandes, o corredor da avenida Rebouças também deve apresentar melhora, pela migração de passageiros dos ônibus para o Metrô. A estimativa é de que 25 mil passageiros que usavam ônibus nesse trajeto comecem a usar a Linha 4. "Obviamente, eu preferia que mais gente deixasse o carro para usar o Metrô", disse Fernandes.

Acompanhado do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, Alckmin disse que o transporte sobre trilhos é "prioridade da gestão" e elogiou o modelo de parceria público-privada (PPP) usado nas obras da Linha 4. "É um bom caminho. Temos R$ 25 bilhões para novas parcerias", afirmou.

Novas estações ampliam integração de linhas
Com a inauguração das estações Luz e República, o trem metropolitano de São Paulo ganha a integração entre suas principais linhas com a CPTM. Agora, a viagem da Luz ao Butantã poderá ser feita em 12 minutos. Inicialmente operando no horário de 10h às 15h, a meta da Via 4 é instituir horário integral até o fim do mês.

Agora, o passageiro tem a possibilidade de fazer uma baldeação para a Linha Azul (Tucuruvi/Jabaquara) através da estação República, o que já era possível na estação Paulista, mas ganhou também uma integração nova com a Linha Vermelha (Barra Funda/Itaquera) na parada da Luz. A integração com a Linha Verde ocorre desde 2010 via Consolação, integrada à estação Paulista. Três linhas da CPTM conectam com a Linha 4 na Luz.

A linha 4-Amarela opera em período integral (das 4h40 à 0h) desde a segunda-feira em dias úteis e, aos sábados, até a 1h entre as estações Butantã e Paulista. Nas novas estações, Luz e República, a operação será das 10h às 15h. Não é divulgada oficialmente uma previsão, mas a meta é que o horário seja ampliado até o dia 30, de acordo com a ViaQuatro.

A partir da consolidação da demanda da Linha 4-Amarela, ela deverá transportar cerca de 700 mil pessoas por dia, a partir de 2012. Na sequência, será concluída a 2ª fase de implantação da Linha 4-Amarela. Segundo o Metrô, está prevista a construção de 1 km de túnel até a futura estação Vila Sônia, além de complemento de acessos, acabamento e instalação de sistemas operacionais e equipamentos em quatro estações: São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie. O percurso entre Luz e Vila Sônia terá 12,8 km de extensão e 11 estações. A previsão é de entrega das obras em 2014.


Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir