Categoria Policia  Noticia Atualizada em 15-09-2011

PF desarticula grupo de traficantes no RS
Criminosos vendiam drogas e armas na fronteira com a Argentina e Paraguai. Foram expedidos oito mandados de prisão
PF desarticula grupo de traficantes no RS
Foto: www.band.com.br

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje a Operação Açores, para desarticular grupo que atuava no tráfico internacional de drogas, armas e munições. Os criminosos ingressavam no Brasil pela fronteira com a Argentina e Paraguai para serem comercializadas na região da Grande Porto Alegre e no Vale do Sinos.

Foram expedidos 14 mandados de busca e oito de prisão preventiva para serem cumpridos nas cidades gaúchas de Canoas, Seberi, Frederico Westphalen e em Foz do Iguaçu no Paraná, além de 11 mandados de apreensão de veículos.

Durante oito meses de investigação, iniciada em janeiro de 2011, foram realizadas 13 prisões em flagrante e apreensões de drogas e armas em Seberi, Ronda Alta, Novo Hamburgo e Porto Alegre, totalizando 507 quilos de maconha, um quilo de cocaína, armamentos de calibre restrito, munições e seis veículos. Muitos dos presos, após serem recolhidos, continuavam no comando do tráfico utilizando telefones celulares de dentro dos presídios.

Desfalque

A apreensão de bens, incluindo veículos e armas, ultrapassa a quantia de R$ 1 milhão. O desfalque financeiro impossibilita ou dificulta a continuidade da atuação do grupo após sua eventual libertação ou cumprimento da pena imposta.

A Polícia Federal teve o apoio da Brigada Militar nas ações desencadeadas na fase investigativa, além da importante colaboração nas buscas realizadas no Presídio Central na procura dos telefones celulares. Os presos que utilizavam telefones celulares de dentro dos Presídios serão transferidos para Presídio de Segurança Máxima.

Participam da operação 60 policiais federais. A Operação Açores foi assim denominada pela descendência açoriana dos principais líderes da organização.

Fonte: www.band.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir