Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-09-2011

1000 dias: relógio marca contagem regressiva para a Copa do Mundo no Brasil
O relógio fica na avenida Agamenon Magalhães e será inaugurado nesta sexta-feira; secretário extraordinário da Copa no Recife, Amir Schvartz comenta as ações do poder público para o evento
1000 dias: relógio marca contagem regressiva para a Copa do Mundo no Brasil
Foto: pe360graus.globo.com

Faltam exatamente mil dias para a abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Pernambuco, uma das sedes, programou vários eventos para esta sexta-feira (16) e um deles é a inauguração de um relógio na avenida Agamenon Magalhães, no Recife, para marcar a contagem regressiva para o principal torneio de futebol do planeta.

Além do início da contagem no centro do Recife, o Governo do Estado e a Prefeitura irão apresentar um balanço das obras relacionadas ao torneio mundial de futebol e o site temático do evento no Recife. Também está previsto o lançamento de um concurso de artes visuais sobre a Copa.

De acordo com o secretário extraordinário da Copa no Recife, Amir Schvartz (foto), o principal desafio é a percepção de que a Copa já começou. "Todos que participam das 12 cidades-sede já estão trabalhando há algum tempo, para que possam proporcionar todas as necessidades, não só as colocadas pela Fifa, mas as necessidades de cada cidade, de melhorar a qualidade de vida das pessoas", diz.

Para ele, a Copa do Mundo é uma oportunidade que deve ser aproveitada. "Aqui no Recife será aproveitada, sem dúvida. De forma que a gente possa investir não só na malha viária, na infraestrutura, mobilidade, como também em outros aspectos prioritários, como a questão ambiental, sustentabilidade e a qualificação e inclusão das pessoas", afirma.

Segundo o secretário, a Via Mangue, obra que pretende desafogar o trânsito na zona Sul do Recife, deve ficar pronta em setembro de 2013. "Dentro da Matriz Orçamentária da União, são 50 ações previstas. Destas 50, seis já começaram e uma delas é a Via Mangue. No ponto de vista do Governo do Estado, nós também temos o Corredor Leste-Oeste, o Corredor Norte-Sul, Radial da Copa e Terminal Cosme e Damião, que já está em execução", pontua.

Outra preocupação dos pernambucanos é quanto a grande quantidade de chuvas, comum na época em que a Copa será realizada. De acordo com Schvartz, o Recife está desenvolvendo o Plano Diretor de Drenagens, que vai identificar e diagnosticar as necessidades da cidade. "A demanda é muito grande e pode acontecer de você não ter todos os locais da cidade resolvidos, num curto espaço de tempo. Mas nós vamos estabelecer rotas protocolares para dar acesso às delegações, sem maiores transtornos".

A expectativa da Embratur é de que o País receba 600 mil turistas durante o evento. A Arena da Copa em Pernambuco vai abrigar 46 mil torcedores. O problema é que o Recife possui 12 mil leitos para receber pessoas do mundo inteiro. O secretário explica que, para aumentar essa oferta, foi feita uma lei de incentivo para o setor hoteleiro.

"Hoje, nós temos em execução ou na fase de aprovação de projetos 10 novos empreendimentos, inclusive um foi inaugurado na semana passada. A gente vai ampliar para 6 mil leitos no Recife, fora os leitos que vamos agregar na Região Metropolitana, que esse número já sobe para 40 mil leitos, já atendendo à exigência da Fifa", afirma.

Fonte: pe360graus.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir