Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 19-09-2011

Brasil vai mandar módulo de pesquisas para interior da Antártida
Criosfera 1 será posicionado a 500 km do Polo Sul geográfico. Aparelho vai coletar dados sobre a composição química do ar da região.
Brasil vai mandar módulo de pesquisas para interior da Antártida
Foto: www.g1.com

O Brasil está perto de concluir o projeto de um novo módulo de pesquisas que vai operar no interior da Antártida. O Criosfera 1 será o primeiro a funcionar 24 horas por dia, sem ser monitorado por técnicos.

O módulo se encontra em São José dos Campos (SP), onde especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estão instalando equipamentos e sistemas de energia. Ele funcionará com painéis fotovoltaicos e geradores eólicos, logo não utilizará combustíveis fósseis.

Até o fim do mês, o trabalho deve ser concluído. Em seguida, o Criosfera 1 será levado para Porto Alegre antes de ir para a Antártida. O ponto final da viagem está na latitude 85°S, a cerca de 500 quilômetros do Polo Sul geográfico. A estação de Comandante Ferraz, base fixa do Brasil no continente, fica na latitude 62°S.

O aparelho vai coletar dados sobre a meteorologia e a composição química da atmosfera da região. O objetivo é analisar as consequências climáticas da redução da camada de ozônio e o transporte de poluentes para o ar da região.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir