Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 21-09-2011

Tufão Roke causa 5 mortes e mantém Japão em alerta
Trabalhadores constroem uma barragem sobre o rio Shonai, em Nagóia, por causa da proximidade do tufão Roke
Tufão Roke causa 5 mortes e mantém Japão em alerta
Foto: noticias.terra.com.br

Pelo menos cinco pessoas morreram e outras quatro estão desaparecidas após a passagem do tufão Roke nesta quarta-feira, que obrigou a remoção de 16 mil pessoas, causou o cancelamento de mais de 600 voos e deixou 500 mil casas sem eletricidade.

Apenas 15 dias após outro tufão, o Talas, causar uma centena de mortes e danos milionários, o Japão voltou a decretar estado de alerta em quase todo o país pela chegada do Roke, com chuvas torrenciais e ventos de até 216 km/h.

O tufão chegou à província de Shizuoka, no sul de Tóquio, às 14h no horário local (2h em Brasília), onde causou cortes de energia em mais de 300 mil casas, de acordo com a televisão pública NHK.

A partir dali ele continuou sua trajetória em direção ao nordeste com uma velocidade de 45 km/h, e chegou a Tóquio por volta das 18h (6h em Brasília), com ventos fortes e chuvas que obrigaram a suspender boa parte do serviço de trem e metrô, principais transportes utilizados na metrópole.

Em locais como a estação de Shibuya, no centro, ou a movimentada Ikebukuro se viam filas intermináveis nas paradas de ônibus e táxis, enquanto muitas pessoas se conformaram a caminhar longas distâncias apesar do vento e da chuva.

Nas estações ferroviárias, milhares de pessoas se aglomeraram para esperar a retomada dos serviços. As longas filas lembraram as cenas vividas na noite do grande terremoto de 11 de março.

O serviço de trem bala (Shinkansen) entre Tóquio e Osaka ficou suspenso durante várias horas. No fim da tarde, a ligação entre a cidade de Nagóia e a capital ainda estava impedida, causando o cancelamento de uma centena de trens.

Também foram suspensos 603 voos, boa parte com chegada ou partida do aeroporto de Haneda, em Tóquio, que paralisou praticamente todas as suas operações pelos fortes ventos do tufão.

Segundo o canal de televisão NHK, os cancelamentos nos transportes podem aumentar enquanto o tufão continua seu trajeto em direção ao nordeste do arquipélago, onde as preocupações aumentaram principalmente na usina nuclear de Fukushima.

Os efeitos do Roke devem chegar à usina na noite desta quarta, por isso, os trabalhadores estão levantando barricadas com sacos de areia ao redor das unidades danificadas de Fukushima, e amarraram com cordas as bombas e encanamentos utilizados para injetar água.

A expectativa é de que caiam até 250 mm de chuva na região, mas a Tokyo Eletric Power (TEPCO), operadora da usina, afirmou que não há risco de transbordamento da água radioativa que se acumula nos edifícios das turbinas, informou a NHK.

Mais de 14 mil pessoas tiveram que deixar suas casas na província de Aichi, e outras centenas em várias localidades do centro do país. Desde terça-feira as autoridades recomendaram a mais de um milhão de pessoas que deixem suas casas em áreas de risco.

O alerta pelo tufão paralisou a produção de várias fábricas em Aichi, ente elas as de grupos como Toyota e Mitsubishi Heavy. A Toyota fechou temporariamente 11 de suas fábricas, incluindo duas de montagem, enquanto a Mitsubishi Heavy paralisou seis fábricas na área e pediu aos funcionários que permanecessem em suas casas.

Em Okinawa, no sul, a refinaria Nansei Sekiyu, controlada pela Petrobrás, retomou suas atividades após a passagem do tufão, informou um porta-voz do grupo. A refinaria possui uma produção de cerca de 100 mil barris por dia ficou vários dias sem funcionar por medida de preventiva.


Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir