Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 21-09-2011

Tufão "Roke" causa 4 mortes e mantém Japão em alerta
Companhias aéreas anunciaram o cancelamento de 278 voos nacionais nesta quarta-feira
Tufão
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

Os ventos e chuvas torrenciais provocados pelo tufão "Roke" deixaram pelo menos quatro mortos e dois desaparecidos no Japão, incluindo uma criança que voltava da escola, segundo o primeiro balanço divulgado. O desastre também fechou fábricas, forçou a retirada de seis mil pessoas e deixou, até o momento, mais de oito mil casas sem eletricidade.

Por volta das 11h locais (23h de Brasília), "Roke" se encontrava perto da península de Kii e avançava rumo ao nordeste a 35 km/h, arrastando fortes chuvas e ventos de até 216 km/h.

Um porta-voz da Agência Meteorológica do Japão, que mantém o alerta em praticamente todo o país, indicou que o tufão, que tocou o solo japonês às 14h locais (2h, horário de Brasília) deverá chegar a Tóquio por volta das 18h e posteriormente continuar em direção nordeste.

Às 21h, "Roke" deverá se aproximar da província de Fukushima, afetada pela catástrofe de 11 de março e onde se encontra a danificada usina de Fukushima Daiichi, epicentro da crise nuclear provocada pelo desastre.

Algumas obras de recuperação da central nuclearforam suspensas em consequência da passagem do tufão, anunciou a operadora da Tokyo Electric Power (Tepco).

"Adotamos uma série de medidas em previsão da chegada do tufão", declarou o porta-voz da Tepco, Masshi Kato.

"Também adotamos medidas nos locais onde existem riscos de acúmulo de água", completou. Os funcionários fixaram equipamentos para proteger as gruas dos ventos. A Tepco executa obras para cobrir com painéis especiais o reator número 1, muito afetado pelo terremoto e tsunami de 11 de março.

Segundo a televisão pública NHK, até o momento há 5.846 pessoas evacuadas em várias províncias do país, enquanto as autoridades recomendaram a mais de 1 milhão em Nagoya, capital do município de Aichi, que abandonassem suas casas por precaução.

Os fortes ventos e chuvas que precederam o tufão causaram na terça-feira a morte de um pescador de 71 anos na província de Saga, enquanto outro homem de 66 anos faleceu em Nagoya ao cair do terraço de um edifício, indicou a NHK.

Além disso, dois homens foram arrastados pela crescente de dois rios em Nagoya e Ehime, enquanto uma criança de dez anos e um idoso de 84 estão desaparecidos na província de Gifu.

Até as 10h, havia em todo o país mais de 800 casas inundadas, enquanto 8.736 imóveis em seis das 47 províncias do Japão tinham sofrido cortes de luz.

A principal montadora japonesa de automóveis, Toyota, paralisou nesta a produção em 11 das 15 unidades do grupo no Japão devido à chegada do tufão Roke.

"A produção não será retomada hoje (quarta-feira) e ainda não há decisão sobre amanhã", explicou a porta-voz da Toyota Dion Corbert à AFP.

As 11 unidades paralisadas ficam em Aichi, centro industrial onde se localizam a sede e a maior parte das fábricas do grupo.

As companhias aéreas anunciaram o cancelamento de 278 voos nacionais nesta quarta-feira por causa de "Roke", que também provocou a suspensão de serviços ferroviários em todo o arquipélago.

Segundo a "NHK", que cita fontes das companhias aéreas, o número de voos cancelados pode aumentar ao longo do dia, já que são esperados fortes ventos nas cercanias do aeroporto de Haneda, em Tóquio, a partir das 15h.

"Roke" é o segundo tufão que afeta o Japão em poucas semanas, depois que no início deste mês "Talas" deixou mais de 100 vítimas, entre mortos e desaparecidos, e danos no valor de 53,4 bilhões de ienes (511 milhões de euros).

Com EFE e AFP

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir