Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-09-2011

Astrônomo amador tira foto de satélite vindo em direção à Terra
O satélite tem seis toneladas e 20 anos de uso
Astrônomo amador tira foto de satélite vindo em direção à Terra
Foto: noticias.terra.com.br

Um astrônomo amador gravou imagens da queda de um satélite americano na direção da Terra. Thierry Legault, um engenheiro francês, conseguiu gravar o vídeo no dia 15 de setembro, quando o satélite passou sobre a França.
Legault, que mora em Paris, usou uma câmera especialmente projetada para capturar a imagem da queda do satélite através de seu telescópio. As imagens foram colocadas em seu site de fotos astronômicas, www.astrophoto.fr.

O satélite tem seis toneladas e 20 anos de uso. Ele se deslocou da órbita em que estava e deve cair por volta do dia 24 de setembro em algum lugar da Terra, entre os paralelos 57 norte e 57 sul do equador, uma área que inclui cidades densamente povoadas. Mas, a agência espacial americana, a Nasa, disse que os cientistas só poderão saber o lugar exato duas horas antes do satélite alcançar a atmosfera.

A Nasa também disse que o risco para as pessoas é muito pequeno e o satélite vai se despedaçar ou queimar antes de chegar à Terra. Segundo os cientistas, apenas 26 pedaços poderão sobreviver à entrada na atmosfera.


Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir