Categoria Educação  Noticia Atualizada em 22-09-2011

Navegar é preciso...
A escola Anália Queiroz da Silva situada em Jacarandá através de ações do Projeto Ecoar (Projeto de Meio Ambiente desenvolvido na escola através da Secretaria de Educação) promoveu no último sábado dia 17/09 uma aula de campo em Anchieta.
Navegar é preciso...
Foto: CJ

A escola Anália Queiroz da Silva situada em Jacarandá através de ações do Projeto Ecoar (Projeto de Meio Ambiente desenvolvido na escola através da Secretaria de Educação) promoveu no último sábado dia 17/09 uma aula de campo em Anchieta.

Visitamos o Museu Anchieta, Projeto Tamar e o costão rochoso mais conhecido como poças de maré na Paria dos Castelhanos. Foram momentos de riquíssimo valor cultural onde diretoria, alunos e professores conheceram um pouco mais da história do Padre José de Anchieta, arte sacra, cultura do século XVI ao século XX entre outras informações valiosas para o intelecto dos presentes. Em um segundo momento visitou o Projeto Tamar e aprendemos sobre as 5 espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil com foco maior na espécie Cabeçuda (Caretta caretta) que desova na Praia de Guanabara local onde fica a base do projeto. Os alunos compreenderam a importância da preservação e exaltaram o trabalho feito naquele local, que é baseado em um vídeo bem informativo e divertido. A visita ainda contou com uma palestra esclarecedora dos funcionários acerca de espécies, educação ambiental, curiosidades e história do Tamar além do trabalho de campo como monitoramento dos ninhos entre outras atividades que se intensificam no período de Setembro a Março época da desova.

Finalizamos a aula de campo no costão rochoso na Praia de Castelhanos (poças de maré) que durante a maré baixa proporciona um espetáculo de vida a ser estudada e apreciada. No referido local a UFES e diversas universidades realizam aulas de campo e pesquisas diversas. Contamos com a presença da bióloga Alice Stahorzky Pacheco que explicou a formação geológica, características do local e a importância de se conhecer e preservar aquele ecossistema, rico principalmente em animais como a lesma do mar, ouriço, caranguejos e diversos outros invertebrados. Aprendemos um pouco mais sobre alguns tipos de algas e pequenos peixes. Explicamos aos alunos que o mais importante é preservar aquele local, mostrar as pessoas que embora seja possível "capturar" os animais, não devemos levá-los para casa, precisamos compreender que a poça de maré é o seu habitat e que não estão presos ou perdidos, e só permanecendo ali concluirão com segurança seu ciclo de vida sem a interferência humana.

Momentos como esses são necessários para complementar o conteúdo ensinado na escola e criar parceiros na defesa do meio ambiente. Temos a plena certeza de que somente conhecendo e aprendendo sobre a biodiversidade é que nos tornaremos e formaremos pessoas cientes do seu compromisso com o meio ambiente.
















    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir