Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-09-2011

Nasa confirma a queda de um satélite desativado na Terra
Em sua conta de Twitter, agência diz que parte de destroços caíram no Canadá.
Nasa confirma a queda de um satélite desativado na Terra
Foto: veja.abril.com.br

O Satélite de Pesquisa da Alta Atmosfera (UARS, na sigla em inglês) entrou na atmosfera e caiu na Terra em pedaços, confirmou a Nasa neste sábado. Em sua conta no Twitter, a agência espacial americana assegura que seus "restos caíram na Terra" entre 0h23 e 2h09 de Brasília e que algumas de suas partes teriam atingido a cidade canadense de Okotoks, no sul de Calgary.

O UARS tem o tamanho de um ônibus e pesa mais de 5,6 toneladas, mas a Nasa garantiu na sexta-feira que o risco para a segurança das pessoas era "muito remoto". A agência garante que desde o começo da era espacial não foi registrado nenhum caso de pessoa ferida por um objeto espacial, que desta vez tinha chance de 1 em 3.200 de atingir alguém.

"O satélite estava passando sobre Canadá e África, assim como sobre vastas zonas dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico", explicava a Nasa. A agência espacial acrescentava que "o momento preciso da entrada na atmosfera e o local do impacto não são conhecidos com certeza".

Os cientistas haviam calculado que o satélite se despedaçaria ao entrar na atmosfera e que pelo menos 26 grandes pedaços suportariam as altas temperaturas do reingresso e cairiam sobre a Terra.

Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir