Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-09-2011

Tufão "Nesat" obriga à retirada de 100 mil pessoas
As autoridades das Filipinas ordenaram a retirada de 100 mil pessoas, o encerramento de escolas e o cancelamento de voos perante a chegada do tufão "Nesat" que atingirá o arquipélago com ventos médios de 120 quilómetros por hora.
Tufão
www.dn.pt

Com a tempestade a chegar a terra nas próximas 24 horas, as autoridades das Filipinas divulgaram vários avisos que o tufão, baptizado localmente como "Pedring", chegará à província de Aurora, no sudeste da ilha de Luzon, com as rajadas de vento a chegar aos 150 quilómetros por hora.

As aulas foram suspensas na capital Manila e em várias províncias do norte estão a ser registadas chuvas torrenciais há várias horas.

Os trabalhos de evacuação já começaram em algumas das 12 províncias que lançaram o alerta de nível dois (numa escala de cinco), enquanto que noutras 25 províncias o nível de alerta é ainda mantido no número 1.

As autoridades alertaram também para a possibilidade de inundações nas zonas mais baixas e recomendaram aos pescadores que permaneçam em terra.

O último tufão que atingiu as Filipinas - o "Nanmadol" - há um mês deixou um balanço de 35 mortos e mais de 400.000 pessoas afectadas.

Fonte: www.dn.pt
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir