Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-09-2011

Funcionários públicos bloqueiam entrada de ministérios da Grécia
Nesta quinta (29), FMI, BCE e UE devem revisar as contas do país. Na última visita ao país, analistas constataram desajustes no orçamento.
Funcionários públicos bloqueiam entrada de ministérios da Grécia
Foto: www.g1.com

Funcionários públicos gregos bloquearam nesta quinta-feira (29) vários ministérios, em Atenas, em protesto pelo novo rigor do plano de ajuste, afirmaram os sindicatos no dia em que a equipe de auditoria da União Europeia, do Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional deve revisar as contas do país.

"Várias organizações de trabalhadores ocupam a maioria dos ministérios e serviços", afirma um comunicado da Confederação de Sindicatos de Funcionários Públicos (Adedy),

"Estas ocupações acontecem em consequência do retorno dos credores e das medidas bárbaras decididas para cortar ainda mais os salários, introduzir tabelas de salários miseráveis, impor novos impostos e efetuar demissões em massa", completa a nota.

Na última visita ao país, analistas da União Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional constataram desajustes nas contas orçamentárias gregas.

Sob pressão, o governo socialista grego anunciou na semana passada uma série de medidas adicionais para 2011 e 2012, sobretudo a parada técnica de 30.000 funcionários até o fim de 2011, a redução das aposentadorias superiores a 1.200 euros mensais e a obrigação de pagar impostos para as pessoas com renda superior a 5.000 euros anuais.

A Grécia precisa de uma nova parcela de oito bilhões de euros, sobre um total de 110 bilhões concedidos em maio de 2010, para pagar as contas em outubro.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir