Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 29-09-2011

A DOR DA SAUDADE: O FALECIMENTO E A DESPEDIDA
Como introdu��o ao texto, preciso falar de Armando Jos� da Silva. Meu Pai. Meu Grande Pai. Em 2008 nos deixou. Faleceu.
A DOR DA SAUDADE: O FALECIMENTO E A DESPEDIDA

Como introdu��o ao texto, preciso falar de Armando Jos� da Silva. Meu Pai. Meu Grande Pai. Em 2008 nos deixou. Faleceu. Estive com ele em seu �ltimo suspiro, literalmente. Fumante, inveterado e convicto, faleceu aos 83 anos. Pai de 13 filhos, tendo criado todos eles. Durante nosso conv�vio, como acontece na maioria dos lares onde est�o presentes, PAIS DE VERDADE, pude me desenvolver, estudar e, hoje, assumir um compromisso social s�lido e ideol�gico.

Rapidamente introduzido, em fevereiro deste ano, fui convidado a assumir uma cadeira de docente, (DT) na �rea de ci�ncias, pela secretaria municipal de educa��o em Itapemirim, na Escola, a "Elvira Meale". Ok. Aceitei o desafio (at� por que nunca havia me inscrito em sele��o para professor), mesmo nunca tendo lecionado para ensino fundamental. Aceitei para ter uma forte e importante experi�ncia com crian�as, pois trabalhava em meu cora��o o desejo de ter filhos, (hoje minha esposa espera).

Iniciei o trabalho com cinco turmas do 7� ano (6� s�rie), foi dif�cil. Como Bi�logo que atua na �rea, e com perfil t�cnico, gostaria que os alunos, conhecessem v�rios aspectos relativos � biologia: Origem e forma��o do Universo (vertente cient�fica), que monstro!!! IIhh o professor � ateu, ele n�o acredita em Deus!!.... Radicais Gregos e latinos: o � do borogod�, esse professor � doido...Xilema e Floema: Nunca vi nomes t�o esquisitos! Artr�podes, eca, que nojo!! Enfim, estes foram alguns coment�rios que ouvia dos alunos. Sem falar na disciplina. Certo dia, iniciei a explica��o de um conte�do quando, de repente, do nada, um aluno come�ou a ler um trecho do livro em voz alta. Fiquei parado olhando para ele. N�o aguentei. Cortei no esporro. Um m�s depois era um dos alunos mais aplicados e disciplinados. Ficou j�ia. Hehehe.

Tudo as mil maravilhas! Notas come�ando a melhorar, relacionamento com os alunos excelente. Tudo �timo!! Mas, como a vida sempre reserva grandes surpresas!!! Tchara�n!!! Por motivos profissionais precisei abrir m�o das aulas!! Meu Deus, e agora??? Pensei, nada tranquilo, eu dou conta!
A noite, um dia antes de dar a not�cia aos alunos, deitado, elaborei, mentalmente, minha fala.
Certo, j� sei o que falar e como falar. Estou preparado.
E voc� at� aqui achou realmente que estava tudo bem? Ledo engano!! No dia 29/09, uma quinta feira chuvosa, eu senti uma dor, um aperto que jamais havia sentido. Quando meu Pai faleceu, eu senti essa dor! Mas, por toda a hist�ria que n�s tivemos, pelo conv�vio por mais de 25 anos, pelo que eu aprendi com ele, eu sentia uma esp�cie de orgulho por ele. Como bi�logo, eu sabia que cedo ou tarde ele nos deixaria. � natural. Ent�o amadureci o falecimento. Aceitei. Eu entendi que ele havia cumprido seu papel, e que estava na hora de ele descansar.

Mas, quando entrei na 1� sala, a 6� A, e olhei nos olhos nos MEUS ALUNOS... O cora��o quase parou. A voz sumiu, e as l�grimas apareceram. Eu vi nos olhos dos MEUS ALUNOS algo que h� muito tempo eu n�o via! Vi olhar de carinho, amor e ao mesmo tempo saudade.
Essa vis�o foi tomando conta de mim! Desabei!! Chorei! Mas, consegui lhes falar! Consegui, aos prantos, me despedir! Que dor! Que dor! Que dor!
Na segunda sala! Meu Deus!! E assim foi. Passei pelas 5 turmas. Encarei todos os meus alunos. Choramos juntos por durante 4 horas! Recebi v�rias homenagens. Quase nem acreditei! Eu n�o sabia que os MEUS ALUNOS GOSTAVAM DE MIM. Um professor duro, disciplinador e de poucos amigos! O C�O CHUPANDO MANGA! NUNCA A DESPEDIDA FOI T�O DOLOROSA. NUNCA A DESPEDIDA FOI T�O DIFC�CIL! Continuo chorando! Escrevendo este texto, continuo chorando.
Sei que ainda vou chorar toda vez que lembrar de um deles. Por esse motivo, resolvi fazer-lhes essa pequen�ssima homenagem!
Obrigado! OBRIGADO MEUS QUERIDOS ALUNOS! EU VOU SENTIR MUITO A FALTA DE VOC�S! TEREI VOC�S SEMPRE PRESENTES EM MEU CORA��O! ESPERO ENCONTR�-LOS UM DIA! E, AO EM VEZ DE CHORAR, SORRIR. SORRIR JUNTOS!
UM GRANDE BEIJO E UM FORTE ABRA�O AOS MEUS ALUNOS:

6� A
Ricardo
Cl�ia
Daniel Paiva
F�lix
Jo�o Marcos
oserley
Kessi Ronei
Leonardo Mota
Lucas Marchiori
Lucas Monteiro
Luiz Fernando
Maycon
Matheus
Roger
S�rgio
Vivia
Wanderley
Wemerson
Jamile

6�B
Alessandra
Ana Carolina
Cl�udia
Daniel H.
Elaine
Eliza
F�bio
Giovanny
Izabella
Kaway
Kayla
Larissa
Leonardo
Luan
Luiz Felipe
M�rcio
Maria Clara
Mateus Silva
Mateus Viana
Renan
Th�cio
Virg�lio
Vit�ria

6�C
Alan
Amanda
Ana Carolina
Diana
Elen
Eloar
Evelyn
Felipe Lima
Felipe Ar�o
Gabriel
Iasmyn
Jarbas
Jo�o Pedro
Laluna
Lav�nia
Leonardo
Let�cia
L�via
Marina
Matheus
Rafaela

6�D

Ana J�lia
Arthur
B�rbara
CarlosFernando
Caroline Silva
Caroline Lima
Cristiane
Erick
Felipe
Isabelle
Joesley
Juliana
Karina
Karolayne
Lais Santos
Lays Alves
Lucca
Manuela
Quetsia
Rioges
Talita

6�E
Ana Clara
Ayalas
Bruna
Carlos Junior
Eduarda Garcia
Everton
G�ssica
Iago
Jo�o Paulo
Karina
Karine
K�sia
Lais
Leonardo Brito
Luana
Marcela
Maria Cristina
Vanderson (o baiano)
Wemerson
Yasmin
Isabela Moreira
Eduarda Bianchi
S�ndila



    Fonte: Gedson Alves
 
Por:  Gedson Alves    |      Imprimir