Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-09-2011

Marataízes oferece curso de Derivados do Leite
A Prefeitura de Marataízes, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano tem mobilizado a população do interior, levando cursos com total aproveitamento no mercado de trabalho.
Marataízes oferece curso de Derivados do Leite
Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataizes

A Prefeitura de Marataízes, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano tem mobilizado a população do interior, levando cursos com total aproveitamento no mercado de trabalho da região litorânea sul, visando as oportunidades que estão surgindo na região. Com o objetivo de capacitar e oferecer alternativas de agregação de valor ao leite, por meio de seus derivados, o Sindicato Rural de Marataízes e Itapemirim, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR - em parceria com a Prefeitura de Marataízes, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano, realizou entre os dias 26 a 28 de setembro, na Escola Profª. Zeni Mendes de Souza, em Cabeceira de Caculucagem, interior de Marataízes, um curso de derivados do leite, ministrado pela instrutora Lygia Mara Fernandes, do SENAR. Cerca de treze mulheres foram contempladas e já fazem planos para o futuro.

Os cursos são gratuitos e as participantes aprenderam as técnicas de fabricação de requeijão, creme de leite, mussarela, queijo minas frescal, queijos com especiarias (temperos diversos), queijo com goiabada, iogurte, doce de leite, além dos métodos de como aproveitar o soro na fabricação de ricota e bebida láctea.

No início da capacitação as alunas tiveram aulas sobre boas práticas de fabricação para o processamento dos derivados do leite, bem como a higiene, desde a sua retirada do curral até a produção. As técnicas de pasteurização também foram ensinadas, tornando-o mais saudável, livre de germes.

Para a servente da escola, Silvana Araújo Vidal, o curso foi tão bom que ela já se sente preparada para produzir sozinha. "O curso foi ótimo, aproveitei todos os momentos e a professora é excelente. É incrível como podemos fazer tantas delícias a partir do leite e acredito que eu já consiga fazer sozinha. O melhor de tudo, a professora nos fez sentir que somos capazes de fazer tudo isso." salientou Silvana.

Para o Secretário de Trabalho, José Rubens Brumana, mais importante do que aprender a fabricar, é colocar em prática a comercialização dos produto, sendo assim, juntamente com o sindicato rural incentivou a criação de uma cooperativa na localidade, visando a geração de emprego e renda para as famílias da localidade. "Quero agradecer ao prefeito Dr. Jander, por incentivar e apoiar de imediato os cursos, aos parceiros, Senar e Sindicato Rural, na pessoa do presidente, Luciano Henriques que doou 100 litros de leite para fabricar todas as delícias produzidas e apresentadas para a degustação. E, às alunas do curso, pela confiança e credibilidade. Estamos preparando outros cursos, em breve. Pode aguardar." Ressalta o secretário.

Segundo José Rubens, outros cursos já estão em fase de planejamento. Até o final do ano, a Secretaria de Trabalho pretende oferecer outros cursos voltados para a capacitação da mão de obra local, visando as oportunidades do mercado e a proximidade da temporada de verão, época em que a população se prepara para receber bem os visitantes e turistas.

























































Assessoria de Comunicação da PMM
Contato: (28) 9981-8875 • Email: [email protected]


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir