Categoria Economia  Noticia Atualizada em 30-09-2011

Bolsas na Ásia recuam com dados econômicos dos EUA
Ao final desta jornada, em Hong Kong, o principal indicador, o Hang Seng, caiu 2,32% aos 17.592 pontos.
Bolsas na Ásia recuam com dados econômicos dos EUA
Foto: www.ultimoinstante.com.br

As principais bolsas da Ásia encerraram o pregão desta sexta-feira em queda após uma série de quatro ganhos, refletindo a insegurança dos investidores após a divulgação dos indicadores econômicos dos Estados Unidos, que sem apresentar um forte crescimento não dissiparam as preocupações de que o crescimento da economia do país está diminuindo.

Ao final desta jornada, em Taiwan, o referencial TSEC Weighted Index teve valorização de 0,60% aos 7.225 pontos; na Coreia do Sul, o referencial KOSPI Composite avançou 0,02% aos 1.769 pontos; na China, o índice SSE Composite, da bolsa de Xangai, cedeu 0,26% aos 2.359 pontos; na Índia, o índice BSE Sensex, da bolsa de Bombai, perdeu 1,46% aos 16.453 pontos; no Japão, o referencial Nikkei 225 da bolsa de Tóquio caiu 0,01% aos 8.700 pontos e em Hong Kong, o principal indicador, o Hang Seng, caiu 2,32% aos 17.592 pontos.

Na agenda local, a produção de veículos no Japão subiu 1,8% em agosto ante o ano anterior, o primeiro crescimento após dez meses de declínio, de acordo com a Associação de Fabricantes de Automóveis do país (Jama, na sigla em inglês).

O relatório apontou que a produção de veículos de passeio subiu 1,5% em agosto, para 604.317 unidades, enquanto a fabricação de caminhões subiu 0,1%, para 105 unidades. Por sua vez, a produção de ônibus avançou 56,6%, para 3.549 unidades.

A produção industrial do Japão registrou alta de 0,8% em agosto, ante o mês anterior, segundo leitura preliminar do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (MEI). Sem ajustes sazonais, o indicador ficou em 90,6 no mês passado. O resultado veio abaixo do esperado pelo mercado, que aguardava aumento mensal de 1,5%.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) no Japão subiu 0,2% em agosto, na comparação com o oitavo mês de 2010, de acordo com dados do governo do país.

A leitura do indicador, que exclui os preços dos alimentos, superou as previsões dos economistas de alta de 0,1%.

A taxa de desemprego no Japão ficou em 4,3% em agosto, com ajuste sazonal, com recuo de 0,4 ponto percentual na comparação com julho, segundo o Ministério de Assuntos Internos do país.

No confronto com agosto de 2010, o número de pessoas sem emprego diminuiu em 450 mil para 2,76 milhões. Na mesma base de comparação, a quantidade de pessoas empregadas diminuiu em 290 mil, para 59,67 milhões.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor manufatureiro do Japão registrou queda nas condições de negócios, de acordo com pesquisa ajustada realizada pelo instituto Markits, em conjunto com o HSBC.

Em setembro, o indicador ficou em 49,3, ante 51,9 de agosto. O indicador continua abaixo dos 50 pontos.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor manufatureiro da China registrou estabilidade nas condições de negócios, de acordo com pesquisa ajustada realizada pelo instituto Markits, em conjunto com o HSBC.

Em setembro, o indicador ficou 49,9, o mesmo resultado de agosto. No entanto, o indicador continua abaixo dos 50 pontos.



Fonte: www.ultimoinstante.com.br
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir