Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-09-2011

Civis fogem de Sirte; batalha dificulta ajuda à Líbia, diz ONU
Batalha pela cidade natal de Kadhafi motiva preocupação com civis. Forças do governo interino bombardeavam a cidade litorânea.
Civis fogem de Sirte; batalha dificulta ajuda à Líbia, diz ONU
Foto: www.g1.com

Civis fugiram nesta sexta-feira (30) de Sirte, enquanto forças do governo interino bombardeavam a cidade litorânea, num esforço para desalojar combatentes leais ao ex-ditador líbio deposto, Muammar Kadhafi.

A prolongada batalha por Sirte, cidade natal de Kadhafi, sitiada por três lados, motiva uma crescente preocupação pela situação dos civis ali retidos. Os dois lados se acusam mutuamente de colocar em risco os 100 mil habitantes de lá.

Desde a madrugada, um constante fluxo de veículos deixava a cidade. Nas frentes leste e oeste, disparos de foguetes e tanques continuavam sendo feitos por ambos os lados, enquanto uma fumaça escura se erguia na direção do centro. Aviões da Otan sobrevoavam a região.

"Não há lojas para (comprar) comida, está tudo fechado", disse à agência de notícias Reuters um morador que se identificou como Mohammed. "Não há remédios, temos escassez de tudo."

Em um hospital de campanha perto da frente leste, médicos disseram que uma idosa morreu de desnutrição na manhã de sexta-feira, e que outros casos do tipo já foram registrados. Algumas famílias que deixavam Sirte pelo oeste relataram à Reuters que já não comiam há dois dias.

Um homem, ferido na perna esquerda por estilhaços, disse que o hospital de Sirte está sem energia e com poucos suprimentos. Ele contou que um médico tentou suturar sua ferida à luz de um celular.

"Fui ferido no meu jardim às 13h, mas fiquei em casa até à noite, por causa do fogo pesado", disse Mohammed Abudullah num hospital de campo fora da cidade.

Partidários de Kadhafi e alguns civis dizem que os bombardeios aéreos da Otan e os disparos das forças do Conselho Nacional de Transição (CNT) resultaram na morte de civis. A Otan e o CNT negam isso. Eles e alguns outros civis que estavam saindo da cidade relataram que combatentes pró-Kadhafi estão executando pessoas suspeitas de nutrirem simpatia pelo CNT.

"Não é o pessoal de Kadhafi nem o seu pessoal", gritava um idoso, gesticulando para os combatentes do CNT num posto de controle na saída de Sirte. "São os aviões franceses que estão nos atingindo noite e dia. Eles derrubaram o teto da nossa casa. É assim que nos cabe morrer?"

Ahmad Mohammed Yahya contou à Reuters que há combates nas ruas quase todas as noites, e que os partidários de Kadhafi estão recrutando moradores. "Às vezes eles oferecem uma arma, e às vezes eles levam as pessoas e as obrigam a lutar."

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir