Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-10-2011

Congresso dos EUA tem menor aprovação em 20 anos, diz pesquisa
Aprovação a parlamentares é de 14%, segundo sondagem. Durante crise, Congresso é palco de luta entre republicanos e democratas.
Congresso dos EUA tem menor aprovação em 20 anos, diz pesquisa
Foto: www.g1.com

Após vários meses de disputas parlamentares entre republicanos e democratas, nunca tantos norte-americanos tiveram uma opinião tão ruim do Congresso nas últimas duas décadas, revela uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (5).

Apenas 14% dos entrevistados aprovam a atuação do Congresso, índice menor que nos períodos pré-eleitorais de 1994, 2006 e 2010, quando o partido que dominava a Câmara perdeu a maioria, de acordo com uma pesquisa Washington Post-ABC News.

Apenas 3% dos americanos aprovam totalmente a atuação dos congressistas, o que representa o menor nível possível, levando em consideração que a margem de erro é de quatro pontos.

Durante os últimos nove meses, as disputas foram muito duras entre os democratas, base do presidente Barack Obama e que controlam o Senado, e os opositores republicanos, que retomaram a maioria da Câmara de Representantes em 2010, nas eleições de meio de mandato.

A batalha parlamentar terminou em agosto, quando as divergências com a oposição republicana sobre um plano de redução do enorme déficit federal deixaram o país à beira da quebra, dando a oportunidade para agência de classificação Standard & Poor s reduzir, pela primeira vez na história, a nota da dívida soberana dos Estados Unidos, em outros tempos considerada intocável.

A pesquisa mostra ainda que 49% da opinião pública apoia as novas medidas de Obama para favorecer a criação de empregos, contra 34% contrários.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir