Categoria Vírus & Cia  Noticia Atualizada em 10-10-2011

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS
Ah, se eu pudesse voltar no tempo!
FELIZ DIA DAS CRIANÇAS

Ah, se eu pudesse voltar no tempo! Com certeza reviveria os anos de 1977 a 1980, onde, ligávamos a televisão às 17h30 e nos emocionávamos com as histórias contadas pela Dona Benta, enquanto saboreávamos os quitutes da Tia Nastácia.
Claro, de vez em quando nos assustávamos com o Minotauro e com as gargalhadas infernais da Cuca, mas viajávamos nas aventuras de Pedrinho e sua interminável busca pelo Saci Pererê; passeávamos com Narizinho no Reino das Águas Claras e todos os embaraços se desembaraçavam com o "Faz-de-Conta" da Emília.
Entre reinos e planetas, estrelas e outros mundos, num passe de mágica, usando o pó de Pirlimpimpim, fazíamos companhia às personagens que jamais sairão da memória das crianças que hoje têm quarenta, quarenta e poucos anos. Sonhávamos de olhos abertos. Infelizmente a criança hoje não usufrui o ser criança. A fantasia e o sonho perderam seus espaços para a dura realidade.
Os meninos e meninas agora passam a maior parte do tempo em frente às telas de computador viciados em jogos que incitam a violência, ou trocando ‘figurinhas’ sobre sexo barato, drogas e rock (não me refiro ao rock estilo musical). Querem ‘bombar’: "E aí, tio, qual é?" – que pena! Preceitos e valores perdidos. Culpa de quem? Deles? Não!
Zilka Salaberry (Dona Benta), Jacyra Sampaio (Tia Nastácia), André Valli (Visconde de Sabugosa), Dirce Migliaccio (Emília), Samuel Santos (Tio Barnabé), e outros mais partiram. Acredito que estariam decepcionados, caso estivessem vivos, com a educação que se dá hoje aos pequenos... Acabou a inocência!
Ainda ouço com carinho: "Marmela-da de banana; banana-da de goiaba; goiaba-da de marmelo... Sítio do Picapau Amarelo... Boneca de pano é gente; sabugo de milho é gente; o sol nascente é tão belo... Sítio do Picapau Amarelo; rios de prata, piratas, vôo sideral na mata, universo paralelo... Sítio do Picapau Amarelo; no país da fantasia; num estado de euforia; Cidade Polichinelo... Sítio do Picapau Amarelo...
O chavão "Eu sou lindona" foi substituído pelo clichê "Ai como eu to bandiiiida!" A criança atualmente não conhece mitologia nem folclore. Não ouve mais "Tios Banabés" contarem "causos" que já tinha visto todo tipo de assombração que existia por aquelas bandas...
Ahhh... saudades: Vaca Mocha, Marquês de Rabicó (porco), Conselheiro (burro falante), Quindim (rinoceronte), Príncipe Escamado (peixe), Cléo, Zé da Luz, Detetive X B2, Fritz Müller, Flor das Alturas (o anjinho de asa quebrada), Rã, Mr. Kalamazoo (perfurador), Mr. Champignon (químico-geólogo), sereia, Dr. Caramujo, Elias Turco, Dona Carochinha (baratinha), Capitão Gancho, Branca de Neve, Teseu, Rapunzel, Ordélia, Bela, Sr. Gepeto, Tom Mix, Barba Azul e outros.
Será que nossas crianças daqui a trinta anos terão saudades de coisas boas? Eu relembro com orgulho de minha infância. Nossos filhos e netos se lembrarão apenas de jogos violentos na Internet? Funk? Metal? Feliz Dia das Crianças, para você que é e para nós que fomos... Que a criança que há em mim jamais desapareça...

Observação: A primeira versão para a televisão de "O Sítio do Picapau Amarelo" se deu no início da década de cinqüenta e era exibido pela TV Tupi-Canal 4 de São Paulo, passando depois pela TV Cultura e TV Bandeirantes. Na Tupi cada episódio tinha a duração de 45 minutos e começava mostrando Júlio Gouveia (diretor da obra de Monteiro Lobato para a TV) abrindo um livro para contar uma história. Neste artigo ressaltei a montagem da Rede Globo, por ter sido a época em que eu contava com meus sete anos...


Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir