Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-10-2011

Marataízes oferece curso de Merendeira
Visando melhorar e capacitar mulheres para atuar nas escolas do município, a Secretaria do Trabalho promoveu, em parceria com o Senar, um curso voltado ensinando toda a técnica e os cuidados de para uma alimentação saudável e sem desperdícios.
Marataízes oferece curso de Merendeira
Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes

Em clima de festa as mulheres de Lagoa Funda e Pedrolândia concluíram o curso de merendeira, ofertado pela Prefeitura de Marataízes, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem – SENAR. O encerramento aconteceu na última sexta-feira (30), em Lagoa Funda, com a degustação de um cardápio saudável e sem desperdícios.

O curso com duração de 32 horas, trouxe para a disciplina técnicas de manipulação, higiene, pré-preparo e preparo da alimentação escolar, calculo per capita, alimentação saudável, estimulo na redução do açúcar, sal e óleo durante o preparo dos alimentos, e aperfeiçoamento, devido algumas alunas já atuarem na profissão.

Segundo a economista domestica e nutricionista do Senar, Elaine Matosinho, o curso prepara a profissional para atuar em qualquer área do ramo alimentício, pois aprendem o básico para dominarem qualquer cozinha. Aprender a calcular a per capita orienta a cozinheira à não errar na alimentação de muitas pessoas e o mais importante, aprendem a preparar o alimento de forma saudável sem desperdícios.

Além de atuar na cozinha das escolas, essas mulheres recebem da municipalidade um estimulo para alçar outros vôos, sendo Marataízes uma cidade turística, os restaurantes, quiosques, hotéis, pousadas e similares poderão contar com profissionais preparadas para o ramo alimentício. Alguns já trabalham na rede municipal de ensino, como é o caso da Marli Ribeiro Lima, de Lagoa Funda, há 13 anos no ramo, ela agradeceu a iniciativa da Secretaria de Trabalho e destacou que há muitas novidades no setor e busca estar sempre atenta às oportunidades para melhorar a sua profissão.

A Secretaria de Trabalho tem buscado capacitar a mão-de-obra de Marataízes em diversas áreas e conta com órgãos como o Senar para garantir a qualidade dos cursos oferecidos. O secretário da pasta, José Rubens Brumana, em todos os cursos busca incentivar os alunos à não acomodar-se e investir na profissão, alcançando a realização profissional. "Teremos outros cursos até o final do ano, e esperamos atender a demanda do município. Marataízes tem diversos setores a ser explorado e a secretaria está organizando o investimento." Afirma José Rubens Brumana.

A artesã, Aurea Gomes dos Santos, aluna do curso, não deixa passar uma oportunidade e diz já ter feito todos os cursos oferecidos pela prefeitura. "Como artesã eu agrego os conhecimentos na minha área. Já fiz o curso de bordados, bijouterias, pães e doces e esse de merendeira trouxe algumas ideias novas para que eu planeje algo para ganhar uma renda no verão. Não podemos deixar passar nenhuma oportunidade na vida, ainda mais quando são boas e produtivas. Peço que não parem por ai, dêem continuidade aos cursos, para que possamos estar cada vez mais preparadas para o mercado de trabalho. Agradeço ao prefeito Dr. Jander e ao secretário Zé Rubens pela preocupação com as localidades do interior, temos a vontade de trabalhar, mas faltava o incentivo e o conhecimento." Diz empolgada e agradecida a artesã de Marataízes.

Ao aroma de um belo almoço, preparado pelas alunas, que mais uma turma se lança para comandar as cozinhas do litoral sul capixaba. Algumas já garantiram um espaço em restaurantes tradicionais da cidade.

Assessoria de Comunicação da PMM
Contato: (28) 9981-8875 • Email: [email protected]


    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir