Categoria Economia  Noticia Atualizada em 20-10-2011

Zona do euro avança em acordo sobre fundo de socorro, diz Barroso
Eu espero que isso seja acordado no domingo, afirmou sobre medida. Presidente da Comissão Europeia participou de reunião com líderes.
Zona do euro avança em acordo sobre fundo de socorro, diz Barroso
Foto: www.g1.com

O presidente da Comissão Europeia, José Manual Barroso, afirmou nesta quinta-feira (20) que a zona do euro está fazendo um bom progresso em direção a um acordo para ampliar a alavancagem do mecanismo de socorro da região.

Os ministros das Finanças e os líderes da zona do euro e da União Europeia (UE) iniciarão as reuniões de uma cúpula de 48 horas amanhã, em Bruxelas.

"Nós propomos a alavancagem da EFSF. Eu espero que isso seja acordado no domingo", disse, se referindo à Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês).

"Eu estou encorajado pelo trabalho em curso. Eu acho que um resultado muito positivo no domingo é possível desde que haja vontade política e um senso de compromisso", acrescentou Barroso.

Barroso afirmou que a zona do euro poderá chegar a um acordo sobre "uma Europa mais ambiciosa". "Eu estou confiante que nós faremos isso", acrescentou. Segundo Barroso, a zona do euro tem várias tarefas importantes pela frente, incluindo "uma ação decisiva e imediata" sobre a Grécia e ações para dar apoio aos bancos da região.

Ele disse que, "se há um aspecto sem o qual todos os outros não terão credibilidade, esse é de fato a necessidade de reforçar os mecanismos de segurança da zona do euro".
As declarações de Barroso ocorreram após ele participar de uma reunião não programada hoje entre o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, o atual chefe e o futuro do Banco Central Europeu (BCE, Jean-Claude Trichet e Mario Draghi, respectivamente, a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir