Categoria Economia  Noticia Atualizada em 20-10-2011

Greve afeta principal terminal de cargas do país, diz sindicato
De um total de 85 trabalhadores por turno, só 7 trabalham em Viracopos. Transporte de 690 toneladas deverá ficar paralisado no aeroporto.
Greve afeta principal terminal de cargas do país, diz sindicato
Foto: www.g1.com

A greve de 48 horas dos funcionários da Infraero em três aeroportos do país contra os planos do governo federal de privatizar os terminais afeta na manhã desta quinta-feira (20) o transporte de cargas no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Hoje, há apenas sete funcionários trabalhando no terminal de cargas de Viracopos que, normalmente, conta com 85 trabalhadores por turno (são 4 turnos por dia), de acordo com o sindicato.

A movimentação neste terminal é de 800 toneladas por dia, segundo a Infraero. Conforme infiormações do sindicato dos trabalhadores, o transporte de 690 toneladas deverá ficar paralisado.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeroportuários, 23 aeronaves estavam paradas em Viracopos por volta das 7h sem ter carga embarcada ou retirada.

Enquanto a situação era complicada no terminal de cargas, para os passageiros não havia reflexos. Tanto o embarque quanto o desembarque ocorriam sem problemas. Os voos partiam dentro dos horários previstos, com atrasos e cancelamentos dentro do previsto.

A paralisação começou à 0h desta quinta-feira (20) nos aerportos de Guarulhos, de Campinas e de Brasília.

Nas primeiras horas desta manhã, os passageiros embarcavam sem problemas em Guarulhos, Campinas e Brasília. A Infraero confirmou que o plano de contingência consegue, no começo da operação, evitar transtornos para passageiros. Em Guarulhos, das 45 partidas previstas da 0h até 7h, foram registrados dois atrasos e quatro cancelamentos. Também na capital federal e em Campinas, os primeiros voos cumpriram o horário previsto.

Protestos
Em Brasília, um carro de som dos sindicalistas foi posicionado na plataforma de desembarque desde a meia-noite. De acordo com o diretor nacional de saúde do Sindicato Nacional dos Aeroportuários, Francisco Barros, 70% dos 30 funcionários do turno das 23h às 7h aderiram à paralisação.

"A partir das 8h, quando o movimento no aeroporto se inicia, será possível sentir a paralisação", diz Barros. A categoria promete paralisar todas as atividades de responsabilidade dos aeroportuários.

A primeira decolagem do aeroporto Juscelino Kubitschek nesta quinta-feira ocorreu às 5h02, com destino ao Rio de Janeiro. Durante o dia, 119 voos deixam a capital e 110 chegam.

São Paulo
Uma manifestação em frente ao setor de desembarque marcou o início da greve no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. De acordo com Francisco Lemos, presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), entre 1.400 e 1.500 dos cerca de 2.000 funcionários das áreas de operações, segurança aeroportuária, terminais de cargas e passageiros e programação de voos de Cumbica aderiram à greve, e serão mantidas apenas 30% da atividades essenciais do aeroporto. Ele estima que, durante a madrugada, 80% dos funcionários tenham cruzado os braços. Durante o dia, diz o sindicalista, entre 20% e 30% dos trabalhadores devem manter os serviços.
Ainda de acordo com o sindicato, o embarque de medicamentos, produtos perecíveis e alimentos está mantido no terminal de cargas. Entretanto, a operação de embarque que demora, normalmente, de três a quatro horas está se estendendo por cinco horas. A Infraero informou às 9h que a situação era normal e que não havia balanço de serviços afetados.

Infraero descarta problemas
O diretor de administração da Infraero, José Eirado, disse, na quarta-feira (20), que a greve dos funcionários da estatal não deveria comprometer a operação dos três aeroportos.

A Infraero tem 2.781 funcionários nos três aeroportos, que realizam tarefas como posicionamento de finger (estrutura que liga o terminal de passageiros aos aviões e é usado para embarque e desembarque), auxílio no posicionamento das aeronaves nos pátios e operação dos sistemas de informação aos passageiros (painéis e sistema de som). A previsão, segundo Eirado, é que 20% deles participem da greve.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir