Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-10-2011

Bangcoc em estado de alerta por inundações
Três meses de chuvas intensas mataram 342 pessoas no país
Bangcoc em estado de alerta por inundações
Foto: AFP, Pornchai Kittiwongsakul

BANGCOC, Tailândia — Diversos bairros residenciais do norte de Bangcoc foram afetados nesta sexta-feira pelas inundações, depois que as autoridades decidiram abrir as comportas da cidade para retirar grandes massas de água através de canais na capital.

Dois grandes conjuntos residenciais no distrito de Lak Si, ao sudoeste do aeroporto doméstico de Don Mueang, estavam sob 50 centímetros de água.

Há mais de 1.000 habitantes em cada um destes conjuntos residenciais, segundo fontes do governo.

Phumpat Damrongkiatisak, diretor administrativo do distrito de Don Mueang, afirmou que "as inundações já afetam vários quilômetros quadrados" na região de Bangcoc.

A primeira-ministra tailandesa, Yingluck Shinawatra, pediu nesta sexta-feira aos habitantes de Bangcoc que levem seus pertences para as áreas altas da cidade.

O anúncio foi feito um dia depois da decisão do governo de pedir à cidade a abertura de 200 comportas que regulam os quase 2.000 quilômetros de vias fluviais e canais da capital.

A medida pode provocar muitos problemas em diversos pontos da megalópole de 12 milhões de habitantes.

"Peço que todos os moradores de Bangcoc levem seus bens para partes altas por precaução", declarou Yingluck no centro de auxílio instalado no aeroporto de Don Mueang.

"Avaliaremos a situação e informaremos regularmente o povo", acrescentou.

O governo, que enfrenta seu primeiro teste desde que chegou ao poder em agosto, luta há duas semanas para impedir a inundação da capital.

Dezenas de quilômetros de diques improvisados com sacos de areia protegem o centro de negócios e os aeroportos da capital.

As inundações, provocadas por chuvas acima do normal, já provocaram 342 mortes até o momento.

O governo mobilizou 50.000 soldados e 30.000 policiais para proteger a cidade, com oficiais posicionados nas proximidades dos diques para evitar a destruição das construções por moradores de áreas submersas.

A primeira-ministra prometeu liberar as avenidas e estradas mais importantes e reforçou a segurança de pontos estratégicos, como o palácio real e o aeroporto internacional de Suvarnabhumi.

Apesar dos pedidos da oposição por um decreto de estado de emergência, o governo descartou a opção até o momento.

Yingluck Shinawatra foi acusada nos últimos dias de indecisão e declarações contraditórias. A irmã do ex-premier no exílio Thaksin Shinawatra, uma empresária que virou política apenas dois meses antes das eleições de julho, não consegue convencer parte da população de que é capaz de comandar o governo.

Bangcoc em estado de alerta por inundações

Três meses de chuvas intensas mataram 342 pessoas no país


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir