Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 24-10-2011

DIAGNÓSTICO SOBRE SEGURANÇA PUBLICA EM MARATAÍZES
Marataízes vive um momento de importante transição em que o desenvolvimento econômico.
DIAGNÓSTICO SOBRE SEGURANÇA PUBLICA EM MARATAÍZES

Marataízes vive um momento de importante transição em que o desenvolvimento econômico e urbano não estão fazendo acompanhar da qualidade de vida necessária para impedir o crescimento da violência. O aumento das periferias consagrado com os bolsões de pobreza marcados pela falta de opções no mercado de trabalho. Baixo índice de desenvolvimento humano. Famílias numerosas e sem estrutura com pais desempregados, filhos fora da escola são as condições necessárias para que a violência e a criminalidade aumentem em nossa cidade. Junta-se a isto uma frágil estrutura para combater ao crime e temos uma realidade que não queremos combater. A ausência total de uma política de segurança pública pode ser notada pela falta ou esvaziamento do conselho municipal de segurança pública que deixou de funcionar e hoje não passa do papel. O município não consegue se quer ter uma delegacia estruturada com equipamentos e pessoal e invariavelmente a cidade sofre com o baixo numero de policiais nas ruas. A idéia de Segurança Pública é papel do governo do estado faz com que os gestores municipais lavem as suas mãos para este setor, o que é inaceitável, pois a segurança do cidadão é dever do poder público como um todo e neste contexto inclui-se a prefeitura municipal.

Diante desta realidade entendo que o primeiro passo rumo à redução da violência e da criminalidade é dar melhores condições de vida à população de baixa renda, é por si só uma forte ferramenta de combate à criminalidade. Ao darmos ás famílias de baixa renda melhor qualidade de vida, capacitação para o trabalho, opções de educação, esporte e lazer para os jovens estaremos contribuindo para melhorar a segurança publica. Mas seria ingênuo acreditar que estas ações isoladamente irão reverter um quadro que vem sendo construindo por anos de desmando e desigualdade social.

Participe deixe uma mensagem aqui, dando uma sugestão para montarmos um projeto e enviá-lo para as autoridades competentes.


Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir