Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-10-2011

Corpo de Kadhafi foi enterrado
De acordo com o Conselho de Transi��o, ex-ditador foi enterrado junto com seu filho em local n�o revelado no deserto do pa�s
Corpo de Kadhafi foi enterrado
Foto: pop.com.br

O corpo do ex-l�der l�bio Muamar Kadafi foi enterrado nesta ter�a-feira, segundo representantes do Conselho Nacional de Transi��o (CNT), que agora governa o pa�s. Um porta-voz leu uma declara��o dizendo que o funeral aconteceu nesta manh� e que o filho de Kadafi, Mutassim, foi enterrado com ele.

Guma Al Gamaty, integrante do CNT, confirmou � BBC que os corpos foram enterrados ao amanhecer em um local n�o revelado, possivelmente no deserto. Alguns familiares e autoridades teriam assistido � cerim�nia, que ocorreu cinco dias ap�s sua morte, contrariando a tradi��o mu�ulmana que requer que o enterro aconte�a logo depois do falecimento.

Preces

At� segunda-feira, os corpos do coronel Kadafi e de Mutassim, al�m do chefe do ex�rcito, estavam em um cont�iner refrigerado em Misrata, onde foram exibidos ao p�blico. Segundo o correspondente da BBC Gabriel Gatehouse, guardas que faziam a seguran�a do local disseram que os corpos foram levados durante a noite depois que preces foram feitas.

Leia tamb�m:
Kadafi est� morto, anuncia premi� de governo interino
Kadafi morreu com tiro na cabe�a, diz premi�
Saiba mais sobre o l�der Muamar Kadafi
Veja os principais fatos do governo de Kadafi
Veja fotos das v�rias faces de Kadafi
L�bios saem �s ruas para celebrar morte de Kadafi
L�deres celebram "fim da tirania" com morte de Kadafi
Saiba mais sobre os filhos de Muamar Kadafi
Complexo de Kadafi � misto de quartel e casa
Internet favorece mobiliza��o em regimes fechados
Veja todas as not�cias sobre a morte de Kadafi
Veja o especial Revolta do Mundo �rabe
As circunst�ncias da morte do ex-l�der l�bio ainda n�o foram esclarecidas, mas as autoridades l�bias anunciaram na segunda-feira que ir�o iniciar uma investiga��o. "Requisitamos, com base em pedidos vindos do exterior, que a morte de Kadafi seja investigada", disse o chefe do Conselho Nacional de Transi��o (CNT), Mustafa Abdel Jalil.

Julgamento

Imagens de Kadafi ainda com vida foram registradas por celulares pouco depois de sua captura. Acredita-se que logo depois ele tenha morrido em decorr�ncia de ferimentos causados por tiros. Ap�s a morte do ex-l�der l�bio, entidades como a Comiss�o de Direitos Humanos da ONU, a Anistia Internacional e a ONG Human Rights Watch pediram investiga��es sobre suas circunst�ncias.

Jalil disse que a maioria dos l�bios desejava que Kadafi pudesse ser julgado para pagar por seus eventuais crimes. "L�bios livres desejavam que Kadafi passasse o m�ximo de tempo poss�vel na cadeia. Os que tinham interesse em uma morte r�pida eram os que o apoiavam", afirmou.

Execu��es

Tamb�m na segunda-feira, o grupo de defesa dos direitos humanos com sede em Nova York Human Rights Watch alertou contra "assassinatos, saques e outros abusos" que teriam sido cometidos por opositores de adafi.

As declara��es foram feitas ap�s a descoberta de 53 corpos em decomposi��o, aparentemente simpatizantes de Kadafi. Muitos pareceram ter sido executados. O estado de deteriora��o dos corpos sugere que eles foram mortos entre os dias 15 e 19 de outubro. O CNT negou envolvimento nos abusos e pediu para que os l�bios n�o cometam ataques ou vingan�as contra opositores.

Modera��o

Ainda nesta segunda-feira, Jalil reformulou declara��es feitas no dia anterior de que a nova L�bia adotar� leis baseadas na religi�o isl�mica. "Quero assegurar a comunidade internacional de que n�s somos mu�ulmanos moderados", disse ele.

No domingo, ele disse que a ado��o de leis religiosas acarretaria mudan�a de algumas regras atuais, citando a proibi��o da poligamia. "Minha refer�ncia de ontem n�o significa que aboliremos qualquer lei e quando falei das leis de casamento, elas foram apenas um exemplo, j� que as regras isl�micas permitem a poligamia apenas ap�s aprova��o espec�fica", disse ele.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir