Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 25-10-2011

Jobs criticou Obama em encontro
Obama, em jantar com Jobs e outros empres�rios do setor
Jobs criticou Obama em encontro
Foto: Divulga��o/Casa Branca

"Voc� est� caminhando para ter apenas um mandato". Essa teria sido a primeira frase dita por Steve Jobs em encontro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em 2010, segundo a biografia oficial do confudador da Apple, que chega �s livrarias - inclusive no Brasil - na segunda-feira (24).

Apesar de criticar Obama, e afirmar que n�o ficou "impressionado" ao conhec�-lo, Jobs se ofereceu para ajudar na cria��o de pe�as publicit�rias para a campanha de reelei��o do presidente democrata, em 2012.

O encontro entre Jobs e Obama quase n�o aconteceu. Convidado por assessores do presidente, Jobs insistiu que s� iria se recebesse uma liga��o do pr�prio presidente. Ap�s press�o de sua mulher, Jobs concordou. Mas sua personalidade se transformou no momento do encontro, segundo o bi�grafo Walter Isaacson. Jobs parecia ter mudado de lado, deixado de ser um liberal para se transformar em um conservador.

Jobs atacou Obama durante toda a conversa, conta Isaacson. Ele reclamou da dificuldade das empresas americanas de competirem com as chinesas por conta de burocracias impostas pelo governo, al�m de criticar o sistema educacional americano, que seria prejudicado "por regras sindicais".

"Enquanto os sindicatos dos professores n�o forem desmantelados, n�o existe esperan�a para uma reforma educacional", afirmou Jobs, que sugeriu que os diretores das escolas tivessem autonomia para demitir e contratar professores. Para ele, os alunos deveriam ter aula em per�odo integral, at� as 18h, e por 11 meses no ano.

Depois, Jobs sugeriu que Obama se encontrasse com outros "seis ou sete" CEOs de companhias de tecnologia, para entender a necessidade das empresas americanas de setores de inova��o. Quando a Casa Branca assumiu a organiza��o do evento e decidiu chamar mais pessoas, Jobs reclamou e disse que n�o iria mais ao encontro.

At� mesmo o card�pio desse encontro foi criticado por Jobs, que reclamou de um prato de camar�o, que ele considerava "chique demais", e da sobremesa, uma torta de chocolate trufado. Obama, f� da guloseima, ganhou essa disputa.

Segundo Isaacson, Jobs e Obama conversaram diversas vezes por telefone, apesar do criador da Apple se irritar diversas vezes com a insist�ncia do presidente em reclamar do jogo pol�tico entre Democratas e Republicanos que o impedia de colocar seus planos em a��o.

Cirurgia
Jobs s� aceitou fazer uma cirurgia que poderia salvar sua vida quando era tarde demais, contou Isaacson, em uma entrevista ao programa "60 Minutes", da rede norte-americana CBS.

Segundo Isaacson, Jobs tinha um tipo raro, por�m cur�vel, de c�ncer pancre�tico e precisava fazer uma cirurgia. "Eles ficaram felizes quando viram a bi�psia. Era um tipo pancre�tico de c�ncer que cresce devagar e pode ser curado", disse, na entrevista.

Mas Jobs n�o quis fazer a opera��o imediatamente. "Ele tentou tratar o c�ncer com uma mudan�a de dieta, ele foi a espiritualistas", diz Isaacson. "Ele me disse que n�o queria que seu corpo fosse aberto, n�o queria ser violado daquela maneira."

Ainda de acordo com Isaacson, aos poucos, todos ao redor dele lhe disseram que ele deveria fazer a cirurgia. "Ele fez a cirurgia nove meses depois e, quando operaram, viram que o c�ncer j� havia se espalhado pelos tecidos ao redor do p�ncreas."

"Como pode um homem t�o inteligente fazer algo assim?", questiona o jornalista da CBS. "Eu acho que ele sentiu que, se ignorasse aquilo, ia conseguir fazer aquilo desaparecer de algum jeito."

Jobs criticou Obama em encontro, mas prop�s criar campanha de 2012
Cofundador da Apple disse que presidente dos EUA n�o iria se reeleger.
Biografia escrita por Walter Isaacson chega na segunda-feira, dia 24.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir