Categoria Economia  Noticia Atualizada em 26-10-2011

Merkel diz que é preciso resolver imperfeições do euro agora ou nunca
Zona do euro deve aproveitar oportunidade de reforma que a crise oferece. Nesta quarta, líderes da União Europeia discutirão solução para crise.
Merkel diz que é preciso resolver imperfeições do euro agora ou nunca
Foto: www.g1.com

A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou nesta quarta-feira (26) que é preciso "resolver as imperfeições" da união monetária europeia "agora ou nunca".

Nesta quarta-feira, líderes da União Europeia irão reunir-se para discutir planos para reduzir a dívida da Grécia, recapitalizar os bancos europeus e fortalecer o fundo de resgate da zona do euro, de modo a impedir o contágio no mercado de bônus.

Isto não poderá ser feito se não for através de modificações dos tratados europeus, afirmou a chanceler em um discurso aos deputados do Bundestag. "Onde está escrito que uma mudança dos tratados deve durar 10 anos?", perguntou.

"A zona do euro deve aproveitar a oportunidade de reformar que esta crise oferece. Caso contrário seria uma fracasso", afirmou a chanceler.

"As modificações dos tratados sempre implicam riscos, é um caminho trabalhoso", reconheceu Merkel, porque devem ser aprovadas pelos 27 membros da UE, mas "é preciso que estejamos dispostos a tomar este caminho".

"As mudanças deveriam reforçar uma cultura de estabilidade na Europa, dando às instituições europeias a possibilidade de intervir nos países que infringem as regras de maneira permanente", explicou Merkel.

Merkel disse que é preciso garantir que a crise da dívida na região não contagie outros países. Ela comentou ainda que a Alemanha não pode prosperar se a Europa não prosperar, mas afirmou que as garantias do país para a EFSF não vão ser elevadas. Comentando sobre as possíveis formas de alavancar o fundo de resgate da zona do euro, a chanceler disse que nenhum modelo que envolva a participação do Banco Central Europeu (BCE) está em discussão.

"Por exemplo, devemos ter a possibilidade de denunciar ante a Corte Europeia da Justiça os alunos ruins".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir