Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-10-2011

Grande Vitória registra mais de 2,6 mil colisões no 1º semestre de 2011
O índice é 19% maior que o do mesmo período do ano passado. Em 5 anos, aumentou em 60% o número de mortes de motociclistas
Grande Vitória registra mais de 2,6 mil colisões no 1º semestre de 2011
Foto: www.g1.com

Mais de 2,6 mil colisões foram registradas pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, nos primeiros seis meses de 2011, na Grande Vitória. Segundo a PM, a média é de 14 acidentes por dia. O índice é 19% maior que o do mesmo período do ano passado. Nesta semana, o Dentran ES lançou uma campanha para educar os motociclistas no trânsito. Com apelo emocional forte, a campanha intitulada "Você pode não ter uma segunda chance", tem o objetivo de diminuir o número de acidentes nas estradas do Espírito Santo.

Também de janeiro a junho de 2011, 2.104 pessoas foram vítimas desse tipo de acidente, sendo que 28 delas morreram. O número também é superior ao de 2010 (14%). "Uma pesquisa feita com motociclistas apontou que cerca de 80% deles conhece alguém que já se envolveu em algum acidente e, 40% disse já ter sofrido um. Então, nós percebemos que eles acostumados a essa realidade acabaram banalizando o risco de acidentes e, a nossa intenção é fazer com que o motociclista reflita que ele pode não ter uma segunda chance", explica a diretora técnica do Detran, Rosane Giuberti.

Em cinco anos, de 2006 a 2010, aumentou em 60% o número de mortes de motociclistas no trânsito na Grande Vitória. Também subiu, em 63%, o total de acidentes envolvendo motos, e em 55%, o de feridos. Nesse período, aumentou de 51 para 82 o número de motociclistas mor tos. Segundo o Detran, 40% dos acidentes no estado envolvem motos. "Entre as imprudências que mais causam acidentes no trânsito estão o não uso dos equipamentos de segurança, como o capacete, e as manobras arriscadas como entrar no corredor e fazer ziguezague na pista. Nosso alerta é que os motociclistas cumpram as regras de trânsito para evitar dados tão altos", diz Rosane.

A diretora diz ainda que já existe uma proposta de alteração no Código de Trânsito para tornar novamente como infração, passiva de multa, a circulação no corredor. "Esse artigo foi retirado quando ouve a reforma no código, mas a nossa intenção é trazer ele de volta".


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir