Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-10-2011

ONU lança operação para ajudar desabrigados de tremor na Turquia
Aviões diários com barracas e cobertores serão enviados de Dubai. Terremoto deixou ao menos 570 vítimas fatais e milhares de desabrigados.
ONU lança operação para ajudar desabrigados de tremor na Turquia
Foto: www.g1.com

A agência das Nações Unidas para Refugiados disse na sexta-feira (28) que estava lançando uma operação para levar por via aérea barracas, cobertores e outros itens a milhares de desabrigados pelo terremoto no leste da Turquia.

O primeiro dos quatro aviões diários de carga Ilyushin-76 deve pousar na noite de sexta-feira em Erzurum, transportando 37 toneladas de itens de ajuda de seu estoque emergencial em Dubai, informou. Caminhões levarão os suprimentos para a cidade de Van para distribuição às vítimas do terremoto de domingo (23).

"Cada voo estará carregando cerca de 500 barracas e 10 mil cobertores", disse Adrian Edwards, porta-voz do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur). "As necessidades de abrigo são grandes".

Alguns sobreviventes acusaram o governo turco de agir lentamente para obter ajuda para a região assolada e disseram que aproveitadores estão acumulando barracas para revendê-las.

O governo do primeiro-ministro Tayyip Erdogan inicialmente disse que a Turquia podia lidar sozinha com o desastre, e aceitou as ofertas de ajuda apenas dois dias depois do terremoto.

Membros de equipes de resgate retiraram um menino de 13 anos vivo dos escombros de um prédio de apartamentos nesta sexta, cinco dias depois do terremoto que matou pelo menos 570 pessoas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir