Categoria Economia  Noticia Atualizada em 29-10-2011

Queda do governo da Síria é "inevitável", diz chanceler
Estudantes protestam contra o governo de Bashar al Assad, na cidade síria de Hula, nesta segunda-feira (24)
Queda do governo da Síria é
Foto: Reuters

É quase certo que o governo do presidente da Síria, Bashar al Assad, vai cair sob pressão de protestos e sanções, mas isso levará tempo por causa da complexidade das políticas interna e regional, disse nesta quarta-feira (26) o ministro francês de Relações Exteriores, Allain Juppé.

A repressão às manifestações pró-democracia na Síria completou sete meses, e as potências ocidentais, incluindo a França, estão confiando em uma combinação de sanções e pressão diplomática para enfraquecer o poder de Assad.

A União Europeia ampliou as sanções contra Assad e a Síria depois que a China e a Rússia bloquearam uma tentativa das potências ocidentais de aprovar uma resolução do Conselho de Segurança da ONU condenando a violência contra os manifestantes.

"É verdade que em Nova York (nas Nações Unidas) nós fomos bloqueados, e que isso é uma mancha no Conselho de Segurança, que não disse quase nada sobre essa repressão bárbara", disse Juppé à rádio France Inter.

"Isto vai terminar com a queda do regime, é praticamente inevitável, mas, infelizmente, poderá levar tempo porque a situação é complexa, há um risco de guerra civil entre as facções sírias e porque os países árabes vizinhos não querem intervir", disse Juppé.

Assad diz que seu governo está falando sério quanto à promoção de reformas políticas. Ele vai se reunir nesta quarta-feira com um comitê da Liga Árabe formado por Argélia, Omã, Sudão e Iêmen, países considerados simpáticos ao governo sírio.

Queda do governo da Síria é "inevitável", diz chanceler da França
Mas processo para saída de Assad pode ser demorado, disse Juppé.
Presidente reúne-se com comitê da Liga Árabe e acena com reformas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir