Categoria Politica  Noticia Atualizada em 31-10-2011

Pré-candidato republicano nos EUA é acusado de assédio, diz jornal
Herman Cain é acusado por ex-funcionárias de associação de restaurantes. Em campanha ascendente, ele diz que ataques são "sem fundamento".
Pré-candidato republicano nos EUA é acusado de assédio, diz jornal
Foto: www.g1.com.br

Duas funcionárias reclamaram do comportamento sexualmente sugestivo do pré-candidato republicano à presidência dos EUA Herman Cain na época em que ele atuava como presidente da Associação Nacional de Restaurantes do país, nos anos 1990, disse o jornal "Politico" no domingo (30).

As mulheres saíram da entidade depois de assinar acordo pelo qual receberam compensações para deixar o emprego e ficavam impedidas de falar sobre o motivo de sua saída, informou o jornal, que noticiou nesta segunda (31) a reação da campanha de Cain.

O republicano emitiu um longo comunicado atacando a reportagem, dizendo que as alegações eram "ataques pessoais sem fundamento".

"Tudo que estou dizendo no momento é que isso é algo usado para tentar atacar Cain", acrescentou seu porta-voz, J. D. Gordon, em entrevista à Fox News.

A alegação poderá prejudicar a candidatura, inesperadamente forte, de Cain para conseguir ser nomeado representante republicano que enfrentará o presidente Barack Obama em 2012.

Cain, ex-presidente-executivo do restaurante Godfather s Pizza, tem liderado as pesquisas de opinião entre os republicanos nos últimos meses apesar de nunca ter exercido um cargo público. Uma pesquisa recente indicou que Cain estava à frente de seu principal rival, o ex-governador do Massachusetts Mitt Romney, no Iowa, na primeira de uma série de disputas nos Estados para escolher um candidato republicano à Presidência.

Segundo o jornal "Politico", ao menos duas funcionárias, que foram identificadas mas não tiveram seus nomes divulgados, reclamaram aos colegas e a altas autoridades da associação de que o comportamento inapropriado de Cain as deixavam irritadas e em situação desconfortável.

O jornal disse que a história estava fundamentada em diversas fontes.

"Temendo a mensagem de Herman Cain, que está agitando o cenário político em Washington, a mídia começou a lançar ataques pessoais infundados contra Cain", disse em comunicado o porta-voz da campanha, J.D. Gordan. Ele afirmou que o Politico estava "criando alegações baseadas em fontes precárias".

A campanha de Cain também respondeu ao Politico por meio do Twitter. "Da equipe HC (Herman Cain): infelizmente, já vimos este filme antes. O sr. Cain e todos os americanos merecem coisa melhor", disse a campanha pelo Twitter.

Ao ser perguntado pelo jornal sobre as alegações, Cain disse que teve "milhares de pessoas trabalhando" para ele em diferentes empresas ao longo dos anos e que não poderia comentar "até que eu veja alguns fatos ou provas concretas".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir