Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 31-10-2011

Brasil volta de Guadalajara com melhor desempenho em Pan-Americanos fora de casa
A delega��o brasileira teve em Guadalajara o melhor desempenho em Jogos Pan-Americanos fora de casa.
Brasil volta de Guadalajara com melhor desempenho em Pan-Americanos fora de casa
Foto: veja.abril.com.br

A delega��o brasileira teve em Guadalajara o melhor desempenho em Jogos Pan-Americanos fora de casa. Essa foi a avalia��o feita pelo Comit� Ol�mpico Brasileiro (COB), na manh� deste domingo (30.10), na cidade mexicana. Os atletas brasileiros conquistaram 141 medalhas no quadro geral: 48 ouros, 35 pratas e 58 bronzes. No Pan de Santo Domingo, em 2003, o pa�s conquistou 123 medalhas, das quais 29 de ouro. J� nos Jogos Rio 2007, em que o Brasil teve delega��o recorde, foram 157 p�dios, com 52 ouros.

O superintendente executivo do COB, Marcus Vinicius Freire, salienta que a meta do COB eram as vagas ol�mpicas em disputa. Os 42 pa�ses que participaram dos Jogos lutaram por 94 vagas para Londres 2012. O Brasil volta para casa com 26% delas. "Viemos para o Pan com a cabe�a nas vagas ol�mpicas. Classificamos 23 atletas e devemos confirmar mais um nos saltos ornamentais", disse Marcus Vinicius.

Pentatlo moderno (Yane Marques), hipismo CCE (equipe de cinco pessoas), handebol feminino (o time tem 14 membros), triatlo (Reinaldo Collucci) e canoagem (Erlon Souza e Ron�lson Oliveira, no C2 1000m) foram as modalidades que se garantiram em Londres. A vaga nos saltos ornamentais est� pendente. O lugar de C�sar Castro, que conquistou o bronze em Guadalajara, foi solicitado pelo COB porque os dois primeiros colocados da prova j� haviam garantido classifica��o para Londres. "Temos no momento 104 atletas com vaga garantida nos Jogos Ol�mpicos. Estamos entre os pa�ses que t�m mais atletas classificados", completou.

Marcus Vinicius salientou que o bom resultado e a evolu��o dos brasileiros no Pan se deram gra�as a um conjunto de fatores que se complementam, entre eles o apoio do governo federal. "Agradecemos ao Minist�rio do Esporte, por meio da secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, que nos apoiou nos �ltimos quatro anos. Hoje o principal financiador do esporte ol�mpico brasileiro � a Lei Agnelo/Piva, do percentual das loterias federais. Depois disso, podemos somar a Lei de Incentivo ao Esporte, que precisa crescer mais ainda e ser utilizada pelas confedera��es, principalmente para financiar os atletas de alto rendimento."

O chefe de miss�o do Brasil em Guadalajara, Bernard Rajzman, afirmou acreditar que o novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, vai continuar o trabalho de fomento ao esporte de alto rendimento. "Quando era presidente da C�mara dos Deputados, o novo ministro sempre se demostrou parceiro do esporte. Ele trabalhou para nos ajudar, como na aprova��o da Lei de Incentivo ao Esporte. Estamos bastantes otimistas com o trabalho que vai desenvolver na pasta."

�ltimo ouro
Assim que foi encerrada a entrevista coletiva do COB, chegou a not�cia da �ltima medalha brasileira nos Jogos Pan-Americanos 2011. Solonei Rocha conquistou o ouro na maratona neste domingo (30.10), com o tempo de 2h16min37.

A prata e o bronze ficaram com atletas da Col�mbia. Diego Colorado chegou em segundo lugar, ao marcar o tempo de 2h17min13, e Juan Cardona completou o p�dio, com 2h18min20

Fonte: www.portogente.com.b
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir