Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-10-2011

Carlos Drummond de Andrade ganha dia comemorativo
No anivers�rio de nascimento do poeta, Dia de Drummond � criado para prestigiar sua vida e obra
Carlos Drummond de Andrade ganha dia comemorativo
Foto: exame.abril.com.b

S�o Paulo � Nada de Dia das Bruxas. 31 de outubro deve ser, a partir de hoje, o Dia D, ou o Dia de Drummond. Nesta data, o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade completaria 109 anos de idade e o Instituto Moreira Salles organizou uma vasta programa��o em v�rias cidades brasileiras (e at� em Lisboa, Portugal) para homenagear o escritor.

A inspira��o veio do Bloomsday, efem�ride celebrada todo 16 de junho na Irlanda (e em v�rias partes do mundo), para homenagear o livro Ulisses, de James Joyce. A vers�o brasileira dedicada a Drummond inclui a exibi��o de filmes, declama��es, leituras, teatros e debates, que t�m acontecido desde a semana passada, em algumas cidades, e termina hoje.

Um dos destaques da programa��o de v�rias cidades � o filme "Considera��o do poema" (2011), produzido pelo Instituto Moreira Salles. O longa-metragem mostra uma vis�o geral da obra po�tica de Drummond, por meio de leituras de importantes artistas brasileiros, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto Fernanda Torres e Mar�lia P�ra.

No site oficial, est� dispon�vel o v�deo "No Meio do Caminho" (2010), produzido pelo instituto para comemorar o lan�amento da nova edi��o do livro "Uma pedra no meio do caminho � Biografia de um poema", que re�ne o que foi dito sobre o t�o conhecido poema de Drummond. No v�deo, os versos s�o recitados em 11 vers�es em l�ngua estrangeira, declamados por personalidades como David Arrigucci Jr., Matthew Shirts e Jean-Claude Bernardet.

Al�m de assistir, o p�blico tamb�m tem a chance de participar dessa festa. Qualquer pessoa pode enviar um v�deo para o site do evento com a declama��o de um dos poemas do escritor. Esse material vai servir de inspira��o para outro filme, produzido pelo instituto.

Ainda n�o h� como saber se o Dia D ter� a mesma for�a nos pr�ximos anos, mas, em 2012, pelo menos um tributo estar� garantido: Carlos Drummond de Andrade ser� o homenageado da pr�xima edi��o da Festa Liter�ria Internacional de Paraty. Em 2011, quem recebeu as honras foi o modernista Oswald de Andrade.

Fonte: exame.abril.com.b
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir