Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 03-11-2011

Esporte Clube Ypiranga um clube de ocasião
Mais um ano se passou, mais um campeonato se foi e o tradicional Esporte Clube Ypiranga, só vive de lampejos da Copa Sul.
Esporte Clube Ypiranga um clube de ocasião
Foto: José Rubens Brumana

Mais um ano se passou, mais um campeonato se foi e o tradicional Esporte Clube Ypiranga, só vive de lampejos da Copa Sul. Depois de anos de promessas em participar das divisões de base dos campeonatos estaduais a diretoria só se mobiliza para arrecadar verbas e apoio para os jogadores vindo de sua maioria de times da capital e levar semanalmente o sofrido dinheiro de abnegados e ajuda do poder municipal.

Relembrando o que foi um dos melhores times do Estado em meados do século passado, o telegrafo aposentado Rui Barbosa ergue uma antiga fotografia de um dos mais velhos clube do sul do Estado.

Lembra com saudade as tardes de domingo onde o Estádio Joca Soares, localizado no balneário da Barra do Itapemirim lotava com sua fanática torcida conhecida como "Tubarão da Barra". "Presidente, tesoureiro, técnico e até massagista, Rui era do tipo ‘faz de tudo". "Esse amor vem de família meu pai Horácio foi um dos presidentes antes foi Gentil Soares e Rubinho Brumana, pessoas que amavam e dedicavam ao Ypiranga", enfatiza.

Amor pela camisa, desinteresse da diretoria e falta de apoio da comunidade são algumas das causas apontada pelo mais antigo presidente vivo. "Dizem que esses jogadores só jogam por dinheiro. Toda semana chegam na hora do jogo e depois vão embora sem nenhum vinculo com a comunidade", comenta Barbosa segurando do que restou do amado clube sulino.

A esperança se renova com a vinda do ex-jogador profissional Helinho Barbosa diretor de esporte da secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, do atual secretaria da pasta Farley dos Santos Pedrada, um dos maiores craques do Ypiranga e do professor Wescley Leal que vem fazendo um brilhante trabalho de base apoiada pela prefeitura local.
Vale lembrar que Helinho é sobrinho de Rui Barbosa e neto do inesquecível Seu Horácio.

























    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir