Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-11-2011

Israel intercepta dois barcos que seguiam para Gaza
A Marinha israelense interceptou nesta sexta-feira dois barcos que transportavam ativistas pr�-palestinos rumo � Faixa de Gaza, em uma nova tentativa de furar o bloqueio israelense do territ�rio controlado por islamistas.
Israel intercepta dois barcos que seguiam para Gaza
Foto: br.reuters.com

Os militares disseram em comunicado que a embarca��o canadense "Tahrir" e a irlandesa "Saoirse", que levavam no total 27 pessoas, seriam levadas ao porto israelense de Ashdod.

"Soldados da Marinha israelense operaram conforme planejado, e tomaram todas as precau��es necess�rias para garantir a seguran�a dos ativistas a bordo das embarca��es e a pr�pria seguran�a", disse o comunicado.

Uma fonte militar assegurou que ningu�m ficou ferido durante a opera��o.

Em maio de 2010, comandos israelenses entraram na embarca��o turca Mavi Marmara para impor o bloqueio naval � Faixa de Gaza e mataram nove turcos durante confronto com ativistas, alguns deles armados com bast�es e facas.

Israel n�o cedeu � exig�ncia da Turquia de um pedido de desculpas pelo incidente. Dois meses depois, a Turquia expulsou o embaixador israelense de Ancara.

Os barcos "Tahrir" e " Saoirse" partiram da Turquia na quarta-feira levando uma pequena quantidade de suprimentos m�dicos para a Faixa de Gaza. Segundo os militares israelenses, as embarca��es estavam em �guas internacionais quando foram detidas, entre 40 e 60 milhas da costa.

Os dois barcos continuaram seguindo rumo a Gaza, ignorando instru��es para retornarem ou desembarcarem as mercadorias em Israel ou no vizinho Egito, disseram autoridades militares israelenses.

Israel justifica a imposi��o do bloqueio � Faixa de Gaza, depois que o grupo islamista Hamas tomou o poder no territ�rio, em 2007, como necess�rio para impedir o contrabando de armas.

Um relat�rio da ONU sobre a abordagem do navio turco em 2010 afirmou que o bloqueio � uma "leg�tima medida de seguran�a", acrescentando que "sua implementa��o est� de acordo com os requerimentos da lei internacional". A Turquia rejeitou essa conclus�o.

Grupos pr�-palestinos ligados � nova tentativa de furar o bloqueio � Gaza condenam o bloqueio como ilegal e desumano.

Entre as pessoas que viajavam numa das embarca��es estava o deputado socialista europeu Paul Murphy, que escreveu em seu blog que a miss�o era uma "resposta aos chamados do povo de Gaza para tentar romper o cerco que eles sofrem".

Autoridades israelenses disseram que depois de chegarem a Ashdod, os ocupantes dos barcos seriam revistados e interrogados, para em seguida serem levados a instala��es prisionais de onde aguardariam para serem embarcados num voo de volta.

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir