Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-11-2011

Banda Marcial de Fuzileiros Navais em Kennedy
Banda Marcial de Fuzileiros Navais se apresenta em Presidente Kennedy
Banda Marcial de Fuzileiros Navais em Kennedy
Foto: John Wesley



O munic�pio de Presidente Kennedy viver� uma noite hist�rica e inesquec�vel nesta sexta-feira (4). A partir das 19h a Banda Marcial de Fuzileiros Navais, do Rio de Janeiro, se apresenta em plena Pra�a Manoel Fricks Jord�o, centro da cidade.

O evento � uma promo��o da Secretaria Municipal de Arte e Cultura e marca o batismo da Banda Marcial de Presidente Kennedy. Como explicou a pr�pria secret�ria Amanda Quinta Rangel "trata-se de protocolo Militar, onde uma corpora��o das For�as Armadas torna-se padrinho de um projeto ou de uma a��o social desenvolvida dentro do territ�rio Brasileiro".

A secret�ria municipal comentou ainda que � a primeira vez no Esp�rito Santo que uma Banda Marcial � batizada por uma Corpora��o Militar, por isso, pela import�ncia do evento, ela refor�a o convite.

"Estaremos recebendo os 126 militares da Marinha do Brasil � Componentes da Banda Marcial de Fuzileiros Navais � para a solenidade do batismo e uma apresenta��o para as autoridades presentes na pra�a municipal. Trata-se de um momento importante para a cultura e a arte do nosso munic�pio, por isso merece ser prestigiado por todos n�s".

A Banda Marcial de Fuzileiros Navais j� se apresentou em diversos pa�ses e este ano fez uma turn� pela Europa e tamb�m se apresentou em Bras�lia para a Presidente Dilma Housseff.

Hist�ria da Banda Marcial de Fuzileiros Navais

No dia 07 de mar�o de 1808, aportavam no Rio de Janeiro os navios que traziam a Fam�lia Real e a Corte portuguesa. A Brigada Real da Marinha � origem dos atuais Fuzileiros Navais � acompanhava a Corte e, ao desembarcar, realizou um desfile, tendo � frente suas Bandas de M�sica e Marcial, trajando uniformes vistosos e executando dobrados vibrantes.

Na m�sica marcial encontra-se a ess�ncia de todas as bandas. A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais mant�m, com ineg�vel orgulho, a tradi��o dos desfiles e apresenta��es p�blicas, nas quais, cerca de 120 militares realizam, com grande precis�o, sim�tricas e criativas evolu��es.
A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais tem seu aquartelamento estabelecido na hist�rica Fortaleza de S�o Jos�, constru�da em 1736, na Ilha das Cobras, recanto privilegiado da Ba�a da Guanabara.
Considerada uma das maiores bandas marciais do mundo, distingue-se pela presen�a de gaitas de fole escocesas entre seus instrumentos musicais. Estas gaitas foram presenteadas pela Rainha da Inglaterra ao USS Saint Louis, navio ent�o pertencente � Marinha Americana. Em 1951, quando esse navio foi incorporado � Marinha Brasileira, com o nome de Cruzador "Tamandar�", sua tripula��o presenteou a Banda Marcial com 16 gaitas escocesas, em agradecimento ao Corpo de Fuzileiros Navais, que ofertara ao navio a bandeira brasileira.

Em sua composi��o encontram-se: mor, auxiliar do mor, schellenbaum, baliza, bombos, tar�is, surdos, quintonton, pratos, liras, gaitas, flautins, cornetas lisas, cornetas com pisto, contrabaixos lisos, contrabaixos com pisto, trompetes e trombonitos.

Essa tradicional banda vem divulgando, atrav�s dos anos, a Marinha do Brasil e o Corpo de Fuzileiros Navais. Por sua t�cnica e pelas evolu��es de seus componentes, entusiasma as plat�ias por onde se apresenta, sendo cada vez mais solicitada para exibi��es em todo o territ�rio brasileiro. Com isso, vem despertando o interesse pela forma��o de in�meras fanfarras escolares para as quais serve de modelo, ajudando a manter uma tradi��o de nossas cidades, principalmente do interior.

Em suas in�meras performances, destacam-se as apresenta��es realizadas nas comemora��es cabralinas em Portugal, na abertura do desfile de 14 de julho em Paris, no "Ano do Brasil na Fran�a" e no 39� Festival Interc�ltico de Lorient, na Fran�a. No Brasil, podemos ressaltar a participa��o em v�rios eventos como na reinaugura��o do Monumento � Abertura dos Portos �s Na��es Amigas, durante os festejos dos 200 anos da chegada da Fam�lia Real ao Brasil, na cerim�nia de abertura dos Jogos Pan-Americanos, na abertura do encontro internacional "Grandes Veleiros Rio 2010 � Velas Sudam�rica" , na comemora��o de 25 anos do Programa "Crian�a Esperan�a" e, principalmente, em turn�s por todas as regi�es do pa�s, onde � sempre ovacionada por milhares de pessoas.


    Fonte: O Autor
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir