Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-11-2011

Manifestantes e reitoria tentam novo acordo
Reuni�o acontece na tarde desta segunda-feira. Invasores querem propostas concretas. Se n�o desocuparem o pr�dio at� �s 23h, PM poder� intervir.
Manifestantes e reitoria tentam novo acordo
Foto: veja.abril.com.br/

Est� marcada para �s 14h30 desta segunda-feira, no pr�dio do curso de Geografia da Universidade de S�o Paulo (USP), uma nova reuni�o entre os representantes da reioria e os dos alunos acampados no pr�dio da administra��o central desde ter�a-feira, dia 1�. Do lado dos manifestantes, participam do encontro Magno de Carvalho e Marcelo Pablito, diretores do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp); Jorge Luiz Souto Maior, professor de Direito da USP; Luizito, professor da Escola de Comunica��o e Artes; e outros seis estudantes. A Comiss�o de Negocia��o da Reitoria, por sua vez, ser� composta pelos professores Alberto Amadio, chefe do gabinete do reitor, e Wanderley Messias, superintendente de Rela��es Institucionais da USP.

De acordo com a reitoria, a reuni�o foi agendada a pedido dos invasores. Depois de uma audi�ncia de concilia��o ocorrida no �ltimo s�bado, 5, a Justi�a determinou que os manifestantes deixassem o pr�dio at� �s 23 horas desta segunda-feira. Caso contr�rio, poder�o ser retirados � for�a pela Pol�cia Militar.

Segundo Magno de Carvalho, a comiss�o formada pelos manifestantes pretende ouvir propostas concretas na reuni�o de hoje. "Queremos propostas concretas, principalmente sobre a retirada dos processos administrativos", disse Carvalho, referindo-se aos processos contra alunos e funcion�rios envolvidos em manifesta��es anteriores. Segundo ele, que responde a pelo menos tr�s, por forma��o de piquetes, a assembleia dos estudantes, marcada para a pr�xima quarta-feira, s� poder� ser antecipada se a reitoria emitir novas propostas. "A possibilidade de assembleia depende do que a reitoria pretende fazer concretamente", avisou.

Magno informou que, nesta manh�, por volta das 10h30, conversou por telefone com o professor Wanderley Messias. "Eu disse para ele colocar as propostas no papel", afirmou. "Ele n�o garantiu nada, mas disse que ia conversar com os outros membros da reitoria para saber o que poder� nos dizer na reuni�o das 14h30".

Hist�rico ─ O pr�dio da reitoria da faculdade foi invadido por estudantes inconformados com a derrota na assembleia realizada na noite de ter�a-feira, dia 1�, que decidiu � por 559 a 458 votos � pela desocupa��o do edif�cio da administra��o da FFLCH. A ocupa��o da FFLCH ocorrera na madrugada de sexta-feira, 28 de outubro, depois que tr�s estudantes de geografia foram flagrados por policiais militares fumando maconha dentro do campus. Os invasores pedem o fim do conv�nio entre a PM e a USP � firmado em setembro deste ano, que passou a permitir a atua��o de policiais dentro da Cidade Universit�ria � e a extin��o de processos internos contra funcion�rios e estudantes.

Fonte: veja.abril.com.br/
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir