Categoria Politica  Noticia Atualizada em 08-11-2011

Debate opôs um Rubalcaba agressivo a um Rajoy contido
Foi o debate que se esperava, Na segunda-feira à noite.
Debate opôs um Rubalcaba agressivo a um Rajoy contido
Foto: www.jn.pt

Rubalcaba, mais combativo, marcou os temas do frente-a-frente e procurou semear a dúvida sobre a política que Mariano Rajoy prevê aplicar se for eleito presidente do Governo espanhol no dia 20 de Novembro. Rajoy, mais à defensiva, seguiu ao pormenor a estratégia que levava preparada, evitando temas controversos e acautelando-se em questões mais delicadas para os eleitores.

Uma coisa em comum: no discurso dos candidatos, ambos falavam como se Rajoy já fosse presidente do Governo. Alfredo Pérez Rubalcaba questionou o seu oponente sobre a gestão que fará quando estiver aos comandos do país, insistindo em temas como as prestações de desemprego ou a saúde. Prudente, Rajoy aceitou o repto e aproveitou para expor um pouco do seu programa eleitoral, que o candidato socialista qualificou de "ambíguo".

Enquanto o candidato socialista insistiu que com o PP no Governo "nem a saúde nem a educação públicas estão garantidas", o ataque de Rajoy baseou-se em encostar constantemente o candidato socialista ao Governo de Rodríguez Zapatero, atribuindo-lhe culpa pela "má gestão" da crise económica e apelou a uma mudança de rumo.

A economia e o desemprego foram, de resto, os principais factores de tensão durante o frente-a-frente de ontem à noite, o único debate agendado entre os dois principais candidatos ao Palácio de Moncloa durante a campanha eleitoral.

Rubalcaba lançou, assim, a sua última cartada para tentar recuperar votos e evitar a anunciada maioria absoluta dos populares. Mais solto, o socialista tentou aproximar-se das reivindicações dos "indignados" e apelou ao voto útil. Quanto a Rajoy, que leu grande parte das respostas (olhou mais de 500 vezes para os papéis que trazia, segundo a contabilização do "El País"), conseguiu resistir sem sair do guião.

Fonte: www.jn.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir