Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-11-2011

Afastado policial que usou arma de choque em estudante durante protesto
"O policial legislativo envolvido no epis�dio que resultou na imobiliza��o de um manifestante foi afastado das suas fun��es.
Afastado policial que usou arma de choque em estudante durante protesto
Foto: www.jb.com.br

A Secretaria Especial de Comunica��o Social do Senado divulgou nota informando que o presidente da Casa, Jos� Sarney (PMDB-AP), determinou o afastamento do policial legislativo que nesta ter�a-feira usou uma arma de choque (taser) contra o estudante que protestava contra altera��es no C�digo Florestal. Sarney exigiu ainda que os "lament�veis acontecimentos" sejam apurados no prazo de 15 dias, segundo a Ag�ncia Senado.

"O policial legislativo envolvido no epis�dio que resultou na imobiliza��o de um manifestante foi afastado das suas fun��es, por determina��o do presidente, at� que a investiga��o seja conclu�da", disse comunicado do Poder Legislativo. O relat�rio do projeto do C�digo Florestal foi apreciado hoje nas comiss�es de Ci�ncia e Tecnologia e Agricultura.

Aluno ser� indiciado

De acordo com a Ag�ncia Brasil, o estudante de geologia da Universidade de Bras�lia (UnB) Raphael Pinheiro da Rocha ser� indiciado pelos crimes de desobedi�ncia e resist�ncia � pris�o. Ele foi arrastado por cerca de 20 m, por quatro policiais, ap�s receber voz de pris�o quando, aparentemente, estava desmaiado. O diretor da Pol�cia Legislativa da Casa, Pedro Ricardo Ara�jo Carvalho, disse que, em depoimento dado na presen�a do pai, o estudante reconheceu que simulou o desmaio. Na proximidade do elevador que d� acesso � delegacia, Raphael "tentou desvencilhar-se com chutes" dos policiais e levou um tiro de taser, pistola paralisante usada pelos agentes.

O diretor acrescentou que o universit�rio disse que n�o queria submeter-se ao exame de corpo de delito e que n�o processaria os policiais. Carvalho descartou que tivesse sido praticado qualquer excesso contra os manifestantes. "Se tivesse havido algum excesso, voc�s acham que ele n�o iria ao IML (Instituto M�dico Legal) e processaria os policiais?", disse o diretor da Pol�cia Legislativa.

A confus�o come�ou depois que o policial Jos� Lu�s de Simas Cunha retirou da parede da comiss�o um cart�o vermelho apresentado pelos estudantes aos senadores que votaram a favor do parecer do relator. O policial deu voz de pris�o a Raphael e, nesse momento, foi cercado pelos manifestantes. No depoimento, Caio citou como autor das agress�es contra os estudantes "um homem de camiseta preta, cal�a jeans e estatura baixa", que n�o trazia identifica��o. Ao analisar os v�deos das c�meras de seguran�a, Carvalho identificou o policial. Agora, o diretor quer saber do policial respons�vel pela equipe o que Jorge Rocha fazia naquele local, uma vez que n�o � lotado no policiamento ostensivo e cuida apenas da manuten��o do armamento utilizado.

As comiss�es de Agricultura e Ci�ncia e Tecnologia aprovaram o texto base do relat�rio do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) sobre o projeto do novo C�digo Florestal. No entanto, a vota��o dos destaques apresentados ao relat�rio ficou para quarta-feira, tamb�m em reuni�o conjunta das duas comiss�es.

Fonte: www.jb.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir