Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 11-11-2011

Prefeitura de Itapemirim realizou mais um Festival de Cultura no Município
Shows, teatro e danças marcaram o Festival de Cultura de Itapemirim, que aconteceu no último final de semana na Vila, sede do Município.
Prefeitura de Itapemirim realizou mais um Festival de Cultura no Município
Foto: Assessoria de Comunicação PMI

Na sexta-feira, logo depois da abertura oficial do evento, teve a apresentação do Teatro "1º Auto do Imperador" que resgata um momento único na história de Itapemirim, a visita do Imperador D. Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina. A peça conta os acontecimentos mais importantes da vinda dessas ilustres personalidades ao Município e é encenada por alunos da Escola Washington Pinheiro Meirelles.

Após a encenação foi a vez de manifestações folclóricas e culturais encantarem o público, apresentaram: o grupo de dança folclórica "As Pastoras", de Piúma; grupo Bate Fecha "São Sebastião", de Cachoeiro de Itapemirim; folia de reis com o grupo "Os 3 Reis do Oriente", de Muqui e Jongo com a "Família Rosa", também de Muqui. E para fechar a primeira noite do Festival, o tecladista e cantor Robson Castro animou com seu show.

No sábado, último dia do Festival, as apresentações começaram mais cedo, às 14h, com a exibição dos novos instrumentos da "Lira 27 de Junho", adquiridos com recursos do Funcultura do Governo do Estado e o desfile dos novos uniformes das corporações musicais de Itapemirim, adquiridos com recursos próprios da administração pública municipal.

Iniciando as mostras da noite e preservando as tradições do nosso povo, o evento contou com as apresentações do grupo de Jongo de Itapemirim "Crispiano Nazareth" com seus novos instrumentos e dos grupos de Caxambu de Vargem Alegre e Monte Alegre, ambos de Cachoeiro de Itapemirim.

"O jongo ou caxambu, como também é conhecido, é uma dança cultural antiga trazida ao Brasil pelos africanos e são em poucos lugares no Brasil que ele ainda sobrevive. Temos orgulho de dizer que em Itapemirim preservamos essa manifestação tão importante para nossa história", comentou Dioges Camâra Leal, Assessor Especial para Assuntos Culturais e coordenador do Festival.

Após as danças e para descontrair o público, a dupla "Alu", interpretada por Lucas Bertol e Aline Lopes, apresentou uma esquete divertida parodiando o grande sucesso do programa Zorra Total, Valéria e Janete. E a descontração continuou com o show de Moacir Franco (SBT), uma apresentação completa que surpreendeu todos que prestigiaram o evento. O artista esbanjou carisma e simpatia: cantou, interagiu o tempo todo com o público, desceu do palco, dançou, contou piadas e brincou. E para encerrar as festividades, a Banda do Rio de Janeiro "Trio Forró de Doido" agitou e fez todos dançarem com seu forró de raiz.

"O Festival de Cultura de Itapemirim surgiu após percebemos a necessidade de preservar e apresentar, principalmente aos mais novos, a história e a cultura do nosso povo e mostrar à população, os vários artistas que temos no nosso Município", ressaltou a Prefeita Norma Ayub.

O evento, que já está na sua terceira edição, foi uma promoção da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo e Cultura.






















































    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir