Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-11-2011

Lupi mentiu para o Planalto ao negar viagem no King Air
A visita do Ministro Carlos Lupi ao munic�pio de Graja�, no Maranh�o, num avi�o que ele havia afirmado n�o ter usado.
Lupi mentiu para o Planalto ao negar viagem no King Air
Foto:www.paraiba.com.br

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, n�o mentiu apenas ao Congresso Nacional. Mentiu tamb�m para o Pal�cio do Planalto. Na sexta-feira, quando o governo soube que seria divulgada reportagem na revista "Veja" sobre a viagem de Lupi ao Maranh�o, o ministro enviou ao Planalto a informa��o de que n�o tinha liga��o com o empres�rio Adair Meira, que comanda uma rede de ONGs conveniadas com o minist�rio, e negou que tivesse viajado num King Air oferecido pelo dirigente de ONGs.

No s�bado, o minist�rio voltou a dizer em nota oficial que Lupi s� utilizou o avi�o bimotor S�neca. Mas o ministro foi desmentido pelas imagens. Nas palavras de um interlocutor direto da presidente Dilma Rousseff, a sobrevida dada a Lupi at� a reforma ministerial em janeiro j� n�o existe. Avalia��o feita nesta ter�a-feira por integrantes do n�cleo do governo foi a de que Lupi deve uma explica��o p�blica convincente. E, se isso n�o ocorrer, o Planalto espera que o PDT conduza o processo de substitui��o de Lupi o mais r�pido poss�vel.

A expectativa no Pal�cio do Planalto era que, durante o feriado, a crise pol�tica envolvendo Lupi perdesse f�lego. Nesta ter�a-feira, por�m, a constata��o foi de que a crise s� aumentou com as vers�es apresentadas sobre o mesmo fato. Para piorar a situa��o, o site da revista "Veja" divulgou nesta ter�a-feira v�deo em que Adair aparece nas mesmas imagens em que Lupi � filmado chegando a uma cidade do interior maranhense em dezembro de 2009. Os dois estavam a bordo do King Air, prefixo PT-ONJ, que pousou na cidade maranhense de Graja�.

Segundo um ministro, Lupi est� extremamente fragilizado e s� piorou sua situa��o com declara��es pol�micas nos �ltimos dias. No Planalto, Lupi � chamado de "fanfarr�o". J� h� avalia��o interna de que sua perman�ncia come�a a contaminar a agenda do governo.

O constrangimento com Lupi nesse epis�dio n�o � s� no Planalto, mas na base aliada e at� no PDT. Apesar das negativas oficiais, integrantes da c�pula do PDT afirmaram nesta ter�a-feira ao GLOBO que Lupi n�o se sustenta mais.

- Lupi falou grosso demais e a realidade est� contradizendo a ret�rica. Agora, acho que ele n�o teria mais o apoio de antes - avaliou um dirigente pedetista.

PDT do Maranh�o n�o alugou avi�o

O desconforto tamb�m tomou conta dos partidos governistas.

- Desde que surgiram as den�ncias, a situa��o de Lupi s� piorou. Peixe morre pela boca. At� agora, ele s� se atrapalhou - constatou o l�der do PT, deputado Paulo Teixeira (SP).

Nesta ter�a-feira, o presidente do PDT do Maranh�o, Igor Lago, disse ter ficado surpreso com a nota divulgada pelo Minist�rio do Trabalho, que atribuiu ao diret�rio regional, ao ex-governador do estado Jackson Lago, j� falecido, e ao deputado Weverton Rocha a responsabilidade pelos deslocamentos feitos em 2009 para as agendas no interior do estado. Filho de Jackson, Igor disse que o pai n�o tinha recursos para bancar fretamento de avi�es. Presidente do PDT do Maranh�o desde junho deste ano, ele pediu as presta��es de contas da legenda � Justi�a Eleitoral em 2009. Pedetistas adiantaram que n�o consta despesa com aluguel de avi�o naquele ano, o que pode complicar ainda mais a delicada situa��o de Lupi.

- Envolver o nome do ex-governador, que sempre viveu do sal�rio de m�dico e professor? Acredito que a nota tenha sido feita �s pressas, para justificar a den�ncia. Mas como fazer a nota sem checar com o diret�rio? Vou ver as presta��es, mas, pelas informa��es que tenho dos companheiros, acho muito dif�cil que o partido tenha arcado com as despesas de fretamento de aeronave, at� porque o partido n�o tem receita para isso - disse Igor.

Para o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), os recibos do fretamento da aeronave precisam ser apresentados. Ele lembrou que a bancada do PDT recebeu documentos com as explica��es de Lupi sobre as primeiras den�ncias, mas que novos fatos vieram � tona:

- Se surgem novas informa��es e os recibos, a ordem de pagamento, n�o s�o apresentados, fica complicado - disse Paulo Rubem.

A oposi��o vai bater na tecla de que Lupi mentiu no depoimento que deu � C�mara. Nesta quarta-feira, os partidos de oposi��o tentar�o aprovar, na Comiss�o de Fiscaliza��o Financeira e Controle, a ida � C�mara dos novos personagens da den�ncia, como o ex-secret�rio do minist�rio Ezequiel Nascimento e Adair Meira. O l�der do PSDB no Senado, �lvaro Dias (PR), afirmou que o partido vai pedir que a Mesa Diretora da C�mara abra um procedimento para apurar crime de responsabilidade cometido por Lupi. A assessoria de imprensa de Lupi n�o se manifestou.

Fonte: www.paraiba.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir