Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 17-11-2011

Peruano salva, Corinthians se isola na ponta
Peruano salva, Corinthians se isola na ponta e deixa Cear� na degola
Peruano salva, Corinthians se isola na ponta
Foto: Jarbas Oliveira/Ag�ncia Lance

O Corinthians deu um passo importante na briga pelo t�tulo do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, o clube do Parque S�o Jorge derrotou o Cear� pelo placar de 1 a 0, em pleno Est�dio Presidente Vargas, em Fortaleza, e se segurou na primeira posi��o da competi��o, ao fim da 35� rodada da competi��o. O her�i do encontro e autor do gol solit�rio foi o meia Cachito Ram�rez, que costumeiramente n�o figurava entre as op��es de Tite.

O resultado positivo conquistado no Nordeste faz o Corinthians alcan�ar os 64 pontos e se isolar na lideran�a da S�rie A. O clube comandado por Tite acabou beneficiado pelo empate por 1 a 1 entre o segundo colocado Vasco e o rival Palmeiras. De quebra, por abrir nove pontos em rela��o ao Botafogo e Flamengo, quinto e sexto classificados, e pela diferen�a de vit�rias, o time paulista praticamente assegurou uma vaga � pr�xima edi��o da Copa Libertadores. Caso o Fla seja derrotado pelo Figueirense nesta quinta-feira, a vaga ser� concretizada ainda nesta 35� rodada.

J� o Cear�, com a derrota dentro de casa, se complicou na briga para evitar o rebaixamento. O clube comandado por Dimas Filgueiras segue estacionado com 35 pontos, e na 18� posi��o na tabela de classifica��o. A equipe nordestina est� tr�s pontos atr�s do Cruzeiro, que empatou sem gols com o Ava� nesta quarta-feira e se manteve como a primeira equipa fora da degola.

Depois do compromisso no Nordeste, o Corinthians volta a atuar em casa. O time comandado por Tite receber�, no pr�ximo domingo, �s 17h (de Bras�lia), o Atl�tico-MG, no Est�dio do Pacaembu. Por outro lado, o Cear� entra em campo no s�bado, �s 19h, contra o Gr�mio, no Ol�mpico, em Porto Alegre.

O jogo

O Corinthians sentiu o desfalque de Paulinho desde o in�cio da partida. Sem a presen�a do meio-campista, um dos principais respons�veis pela versatilidade e verticalidade no setor ofensivo da equipe, o time paulista viu o Cear� controlar a parte central do gramado e dominar a posse de bola durante os primeiros 45 minutos. Lento, o clube paulista sofreu com a velocidade do advers�rio nordestino, especialmente do atacante Osvaldo.

Logo aos 6min, o Cear� criou a primeira oportunidade de gol. Depois de jogada pela esquerda, a bola chegou na medida para Jo�o Marcos tocar de cabe�a no contrap� de J�lio C�sar. O goleiro corintiano, entretanto, conseguiu se recuperar e fazer uma defesa complicada, evitando o tento dos donos da casa.

O camisa 1 do Corinthians, ali�s, se tornou o protagonista da primeira etapa. Enquanto o setor ofensivo da equipe comandada por Tite pecava por conta da pouca velocidade e criatividade, a defesa dependia de J�lio C�sar para evitar a derrota. Aos 16min, depois de escanteio cobrado, Osvaldo bateu para o gol e exigiu uma �tima interven��o do goleiro corintiano.

Os encontros entre os atacantes do Cear� e J�lio C�sar se tornaram constantes durante os 45 primeiros minutos de partida. Aos 20min, depois de erro de posicionamento da zaga, Felipe Azevedo arrancou com liberdade, invadiu a �rea e errou um gol feito. Cara a cara com o goleiro rival, o jogador da equipe da casa chutou por cima do gol.

O Cear�, necessitado pelo resultado para seguir na briga para evitar o rebaixamento, manteve-se melhor que o postulante ao t�tulo e quase abriu o placar aos 31min. Felipe Azevedo fez �tima jogada e cruzou na medida para Osvaldo. Para azar do veloz atacante dos donos da casa, Alessandro se antecipou e evitou que o Corinthians terminasse a primeira etapa derrotado.

Sem setor de meio-campo e sofrendo com a velocidade do Cear�, o Corinthians voltou modificado para o segundo tempo. Tite retirou o apagado Liedson de campo e colocou Morais para melhorar a criatividade. Com o meio-campista, o time paulista subiu de rendimento e conseguiu segurar a posse de bola, evitando uma press�o por parte dos mandantes no Presidente Vargas.

Sem receber a mesma press�o da primeira etapa, o Corinthians, enfim, conseguiu assustar a defesa rival. Aos 23min, Morais pegou rebote de um escanteio, cortou para a perna direita e bateu firme. Fernando Henrique conseguiu espalmar e salvar o Cear� de sofrer o primeiro.
A boa jogada do meio-campista animou o Corinthians, que criou a melhor oportunidade de gol logo em seguida. F�bio Santos recebeu �timo passe, invadiu a �rea e tocou com categoria. Entretanto, para azar do corintiano, Fernando Henrique conseguiu uma bel�ssima defesa e impediu os paulistas de comemorarem.

O cresccimento corintiano aumentou ainda mais depois de que Tite promoveu mais uma mudan�a: a entrada de Cachito Ram�rez na vaga do tamb�m apagado Danilo. E a substitui��o deu resultado muito rapidamente. Aos 35min, o peruano recebeu �timo lan�amento de Ralf, arrancou pela ponta esquerda, e finalizou com precis�o para assegurar tr�s pontos important�ssimos para o clube do Parque S�o Jorge.

FICHA T�CNICA

CEAR� 0 x 1 CORINTHIANS
Gols:
CORINTHIANS: Cachito Ram�rez, aos 35min do 2� tempo
CEAR�: Fernando Henrique; Heleno (Boiadeiro), Fabr�cio, Daniel Marques e Eus�bio; Jo�o Marcos, Juca, Michel (Washington) e Thiago Humberto (Leandro Chaves); Felipe Azevedo e Osvaldo.
T�cnico: Dimas Filgueiras
CORINTHIANS: J�lio C�sar; Alessandro, Paulo Andr�, Leandro Cast�n e F�bio Santos; Eden�lson, Ralf e Danilo (Ram�rez); Willian (Wallace), Emerson e Liedson (Morais).
T�cnico: Tite
Cart�es Amarelos
CEAR�: Fabr�cio e Daniel Marques
CORINTHIANS: Leandro Cast�n e F�bio Santos
Cart�es Vermelhos
CEAR�: Fabr�cio
�rbitro
Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Local
Est�dio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)

O Corinthians conquistou uma vit�ria fundamental na briga pelo t�tulo brasileiro
Foto: Jarbas Oliveira/Ag�ncia Lance

Fonte: http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2011/noticias/0,,OI5474118-EI17896,00-Peruano+salva+Corinthians+se+isola+na+ponta+e+deixa+Ceara+na+degola.html
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir