Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-11-2011

ANP autuará Chevron com três multas
Para diretor da ANP, penalidade máxima de R$ 50 milhões é pouca e legislação deve ser reavaliada
ANP autuará Chevron com três multas
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

Operava o poço no Campo Frade, e a mesma do vazamento ocorrido em 2010 no Golfo do México. "Pode acontecer muita coisa. O que precisamos ver agora é conter o vazamento", disse.

A agência considerou que a operadora não tinha condições de executar o plano de emergência apresentado previamente por ela. "Eles não estavam preparados, não tinham equipamentos para o plano que eles próprios propuseram", disse. Lima explica que a Chevron não tinha equipamento para o corte da coluna após a cimentação do poço. "O plano não poderia ser efetuado".

Situação do vazamento
Lima afirma que foram monitorados 28 pontos por onde escapa petróleo. Apenas um tem o chamado vazamento residual e outros nove pontos tem gotas saindo das fendas no solo. "A coisa está sendo controlada. Só podemos dizer que está controlada quando não tiver nenhuma gota saindo", disse.

Lima descarta a informação de que a Chevron teria perfurado 500 metros além do permitido "Isto não tem cabimento. Eles estão acerca dos 200 metros de limite. O diretor da ANP afirmou ainda que a operadora nunca afirmou à agência de que o vazamento era uma falha natural, como afirmou em nota à imprensa. " O vazamento estava aflorando de uma falha geológica, agora natural não é", disse.

No período com maior fluxo de óleo, no dia 11 de novembro , a ANP calcula que o vazamento tenha sido de 330 barris por dia (de 200 a 400 barris/dia). "É um problema significativo. "Se multiplicarmos pelos oito dias dá uns 2.700 barris que já teriam vazado", disse.

A empresa também será autuada por limitar as informações sobre o vazamento."Percebemos que eles estavam mitigando informações. Não nos passavam todos os dados. Passavam informações, ou fotos, só de áreas que tinha pouco vazamento e deixavam de passar sobre os pontos com mais vazamento", disse. Uma terceira autuação está sendo estuda, mas a ANP não quis revelar o motivo.


Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir